x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 11.501

Balanço de Abertura de Igreja

EDILSON

Edilson

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Divisões Públicas
há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 23:39


Estou iniciando uma movimentação contabil de uma igreja instituição sem fins lucrativos. Estou com dúvida como devo iniciar o Balanço de Abertura se a mesma só recebe dizimos e ofertas. Temos uma quantia no final de dez.de 2008 no banco de 2.453,28 referente a doações, as receitas 47.404 as despesas 44.950,72 como devo fazer o Balanço de abertura da mesma e fazer o lançamento no bco em jan.de 2009. Desde já agradeço pela ajuda Edilson @Oculto

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2009 | 08:11

Edilson Gomes de Sena

Pelo que entendi é a primeira vez que se faz balanço desta instituição. Se de fato for isto, faça:

1) Pegue o saldo da disponibilidade 2.453,28 e:
D-Banco(AC)
C-Capital Social(PL)
Obs: Os 2.453,28 correspondem a diferença entre receita e despesa(47.407 - 44.950,72), isto mostra que o acompanhamento vinha sendo feito atraves de sistema de caixa.

2) Peça uma relação dos bens e se possível com os respectivos documentos comprobatórios e:
D-Imobilizados(quando for o caso)
C-Capital Social(PL)
OBS: Voce pode aplicar o AVP se o valor do bem estiver defasado ou se o mesmo não tiver documento comprovando o valor.

3)Peça uma relação das dívidas a vencer. Aquelas dívidas que tiverem um prazo maior do que um mês para pagar faça:

D-Capital Social(PL)
C-Obrigações (PC)
Obs: Contabilize por tipo de Obrigações

4) Peça o valor do Caixinha e faça:
D-Caixa
C-Capital Social

PS: Nas entidades Sociais o Capital social é chamado PATRIMÔNIO SOCIAL. Portanto, onde está escrito Capital leia Patrimônio

Editado por M Messias Santos em 31 de agosto de 2009 às 23:56:30

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2009 | 23:42

Solange Gonçalves

Seja bem vida ao forum

A diferença básica para a sugestão acima será o levantamento do estoque de carnes.
Se o valor apurado no capital social for maior do que o registrado no contrato social terá que ser feita uma alteração de contrato. Sendo menor convem fazer uma integralização(D-Caixa ou Banco, C-Capital), isto porque na redução de capital é exigidas certidões negativas pelas juntas comerciais. Portanto, neste caso a integralização é mais fácil é até menos onerosa.

Editado por M Messias Santos em 1 de setembro de 2009 às 00:08:05

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade