Anna Paula Correia, na mesma ordem proposta por você.
Boa tarde a todos,
Aproveitando a postagem do nosso colega Luiz Carlos, gostaria de aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida que tenho a respeito do assunto, porém referente a uma situação diferente:
No caso de duas empresas distintas (X E Y) com sócios diferentes, onde a empresa X doa um veículo para a empresa Y no valor de R$ 20.000,00 (por exemplo), como seria a contabilização dessa doação na empresa Y??
A contabilização é aquela apontada em resposta dada pelo Luiz Carlos que para sua comodidade, transcreverei para cá.
-Como registrar na contabilidade de uma instituição religiosa o recebimento em doação de um equipamento de som usado e/ou novo?
R: o bem recebido em doação pela entidade sem fins lucrativos (novo ou usado) será contabilizado da seguinte forma:
D - Imobilizado Bens Recebidos em Doação (AP)
C - Receita com Doação Recebida (CR)Notar que a despeito da resposta direcionar-se a uma Instituição Religiosa o mecanismo é o mesmo para demais entidades.
Há alguma implicação na Legislação que permita esse tipo de transação entre empresas sem ligação societária, ou tem de haver algo como motivo par aquele ato entre as mesmas??
Empresas podem doar seus bens a outras empresas sem problema algum, todavia deverás observar a legislação do
ICMS no tocante a possivel destaque desse imposto(se houver)
E quando há uma doação entre pessoas jurídicas tem de haver documento hábil comprovando a doação ou o recibo de transferência vale contabilmente??
O recibo de compra e venda do veiculo por sí só não supriria essa transação no âmbito contábil, pois é preciso um documento de transferência registrado em cartório onde doador especifique características do bem, bem como a isenção de ônus ao recebedor da doação.
Ah, e uma última dúvida... Esse bem tem de ser depreciado de forma diferente dos demais??
Sim, o bem deverá ser depreciado observando o seu tempo de uso( já que pelo visto não é um bem zero km)
Agradeço muito se algum dos colegas puder me tirar essas dúvidas...
Obrigada.
Anna Paula.