Lilian Sacon
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeBoa tarde,
Prezados,
Estou com um cliente novo do ramo hoteleiro que possui um restaurante terceirizado em seu ambiente. Porém estou me deparando com a seguinte situação:
_ Restaurante (terceirizado) fecha o consumo para o hotel e emite documento fiscal em seu nome (gerando uma receita);
_ Hotel realiza o check-out e o fechamento da conta e em seu demonstrativo consta os lançamentos do restaurante terceirizado, assim também gerando uma receita para o hotel.
_ No fim do mês as receitas referentes ao consumo do restaurante terceirizado que constam no movimento do hotel são transferidas para a conta do restaurante que é tratada financeiramente através do repasse.
Então, o restaurante gera um documento do consumo do hóspede e transfere a receita para o hotel. O hotel gera uma receita, porém no fechamento não emite documento fiscal do consumo do restaurante pois já foi emitido o documento no restaurante e recebe o valor correspondente a este consumo, o que no fim do mês é transferido para o restaurante.
Estou em dúvida quanto a esta operação, vejo que não está correta. Uma vez que o hotel esta registrando uma receita ele deveria emitir documento fiscal, porém a receita "real" seria do restaurante. Como eles deveriam tratar esta operação para ficar de acordo com a legislação? Existe alguma legislação para este tipo de operação com terceirizados?