x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 277

Valéria

Valéria

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 10:12

Gostaria de pedir uma orientação, tenho empresas com os mesmos donos, as despesas das duas empresas são pagas tudo misturado, ou seja, a despesa de uma é paga pelo banco da outra e vice versa, uma dessas empresas é mantida pela empresa A, porém a mantenedora recebe valores vultosos da mantida, como também paga despesas da mantida.
Como posso realizar os lançamentos contábeis diante das situações apresentadas acima?

Posso utilizar lançamentos de reembolso como descriminado abaixo:

1. REEMBOLSO DE DESPESAS ENTRE EMPRESAS
Exemplo: Despesas com viagens decorrentes de contrato de consultoria. A empresa de consultoria pagará as despesas que, contratualmente, deverão ser ressarcidas pela contratante.
Na empresa de consultoria, que tem o direito a reembolsar as despesas, tais valores deverão ser contabilizados da forma que segue:
a) Por ocasião do pagamento da despesa a ser reembolsada pela contratante (empresa X):
Contas Contábeis
Valores a Receber da Empresa X (AC) R$ 25.698,00 D
Caixa/Bancos (AC) R$ 25.698,00 C

b) Por ocasião do recebimento do reembolso:
Contas Contábeis
Caixa/Bancos (AC) R$ 25.698,00 D
Valores a Receber da Empresa X (AC) R$ 25.698,00 C

Na empresa contratante, responsável pelas despesas, a contabilização será a seguinte:
a) Por ocasião do recebimento do relatório de despesas, à vista dos documentos pertinentes:
Contas Contábeis
Despesas com Viagem (CR) R$ 25.698,00 D
Contas a Pagar - Reembolso de Despesas (PC) R$ 25.698,00 C

b) Por ocasião do pagamento do reembolso devido:
Contas Contábeis
Contas a Pagar - Reembolso de Despesas (PC) R$ 25.698,00 D
Caixa/Bancos (AC) R$ 25.698,00 C

Fico no aguardo e desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade