x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 933

GEOVANE F. SILVA JR

Geovane F. Silva Jr

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Financeiro
há 7 anos Sábado | 21 outubro 2017 | 17:49

Tenho uma questão que não consigo resolver e tenho perdido o sono.
podem me ajudar:

"A depreciação foi projetada para o mês em R$ 700.000,00 por mês na produção.
A empresa fez a opção do aproveitamento tributário das compras de imobilizado em 1/48 avos dos tributos a recuperar,
o controle CIAP apresentou um valor de ICMS a recuperar no mês projetado de: R$ 30.000,00"

Desde já, agradeço!

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 7 anos Domingo | 22 outubro 2017 | 22:52

Tenho uma questão que não consigo resolver e tenho perdido o sono.
podem me ajudar:

Qual é a sua dúvida? Você não informou o valor da máquina.

[code]A depreciação foi projetada para o mês em R$ 700.000,00 por mês na produção

OK estes 700mil devem ser o resultado da divisão do valor líquido da máquina( valor da compra menos PIS,Cofins , icms que serão creditados) dividido pelo nº de meses previstos para o uso conforme as normas contábeis ou pelo porcentual previsto pelas normas tributárias.

A empresa fez a opção do aproveitamento tributário das compras de imobilizado em 1/48 avos dos tributos a recuperar,

Isso não é opção, é determinação legal. O ICMS deve ser aproveitado em 48 meses. 30.000,00 em 48 meses representa um icms de 1.440.000,00. Considerando que a alíquota de icms de uma máquina é de 8,8% (redução da base de cálculo pelo convenio 52/91) o valor líquido dela gira em torno de 13.500.000,00 o que dá uma depreciação de 700mil mensais em 20 meses.
Aí sim algo está errado
Volte com informações mais detalhadas informando o valor da máquina, do IPI se houver, do ICMS, Cofins e do PIS que serão creditados.
Antes vá dormir um pouco

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: