x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 437

Valéria Ferreira

Valéria Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 10:41

Bom dia!! é meu premeiro emprego depois que terminai a faculdade, estou trabalhando no setor contábil e começando do "ZERO", eu fiz todos os lançamentos, mas, estou com dificuldades de conciliar as contas... vocês podem me ajudar por favor ou me indicar um curso rápido...

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 10:48

Valéria Ferreira,

Olá conterrânea do ES, bem vinda ao Portal Contábeis e a nossa classe profissional.

Bom, qual sua dúvida exatamente?

Já logo adianto, que os cursos do Cefis são bons, dá uma olhadinha pra Analista Contábil: clique aqui

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Luana Elisabete da Silva

Luana Elisabete da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 10:57

A conciliação bancária tem como objetivo verificar se está tudo correto no controle interno ou se há inconsistências de dados. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco.

Montamos um passo a passo para ajudar a fazer uma conciliação bancária eficiente:

1º Passo: Lançar as movimentações diariamente

A empresa precisa controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas.

Exemplos de movimentações financeiras: tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos do banco, pagamento de salários dos funcionários, impostos, etc.

2º Passo: Verificar saldo no extrato bancário

Conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário batem.

3º Passo: Conferir detalhes dos lançamentos

Ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa.

4º Passo: Se houver diferenças nos lançamentos, corrigir

Verificar as divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber aonde isto ocorreu. Em seguida, corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.

Como no final de cada mês é preciso enviar os documentos para a contabilidade, não se esqueça de guardar: comprovantes de pagamentos, Notas Fiscais, boletos bancários e extratos bancários.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 11:01

Ola Valéria

Já tive essa experiencia, realmente o começo é tudo de bom, mas possui suas dificuldades.

Na verdade seria interessante o seu gestor lhe direcionar no início.

Cursos de conciliação são muito dificeis de encontrar.

mas para lhe auxiliar quais contas voce está conciliando.

Para uma conciliação eficiente e dinâmica, o histórico dos lançamentos é o "coração do negócio".

Deve constar o número das notas fiscais, recibos, cupons fiscais e o nome do fornecedores ou clientes e devem estar de acordo com os livros fiscais.

Na folha de pagamento é onde a conciliação, na minha opinião é mais complexa.

Mas pense assim a parte de proventos voce deve creditar sempre a conta de salarios a pagar e o débito acontece sempre no resultado, exceto quando a férias e 13º Salario que vc lancaria debitando o passivo.

Na parte dos descontos vc sempre debita a conta de salarios a pagar e credita adto de salarios (AC), VR VT resultado, INSS (PC>

No começo parece confuso, mas caso tenha duvidas nos informe que estaremos lhe ajudando.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade