x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 13.354

Lançamentos cmv e are razonetes - baixa de estoque

celson brito

Celson Brito

Iniciante DIVISÃO 2 , Cabeleireiro(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 22:57

Boa Noite!!!

Estou com duvida em fazer lancamentos do cmv em razonete Não consigo compreender o valor que vai no razonete de cmv como proceder a baixa do estoque e como abrir o are
Exemplo
compra mercadorias - 1.000,00
compra mercadorias - 2.000.00
impostos recuperaveis de icms 18% pis 1,65% e cofins 7,6%
Venda de mercadorias Avista - 2.000,00
venda de mercadorias Avista- 4.000,00
impostos de s/ vendas icms 18% pis 1,65% e cofins 7,6%

Por favor vejam se estou corrreto
- As compras lanço debitando estoques e creditando tributos à recuperar(ICMS/PIS/COFINS) ou seja os valores que entram no estoque são sem impostos.
- Na venda Debito Caixa/Banco e Credito Receita com vendas alem de fazer o lancamento dos impostos ex: debito icms s/vendas e credito icms à recolher.

Agora à duvida como faço a baixa do estoque como lanço a cmv e o are à partir de agora
Até aqui consegui mais agora estou perdido por favor se puderem me ajudar agradeço muito!!

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 11:02

Bom dia Celson Brito,

Como você está começando agora, vamos com calma, então faça da seguinte forma:

Debite as compras de mercadoria no estoque pelo valor cheio, creditando fornecedores (se for a prazo) ou caixa (se for a vista):

compra mercadorias - 1.000,00
compra mercadorias - 2.000.00

Agora, calcule o valor dos tributos recuperáveis e credite estoques e debite tributos a recuperar:

impostos recuperaveis de icms 18% pis 1,65% e cofins 7,6%

Em seguida, registramos as vendas pelo valor cheio, creditando receitas e debitando caixa:

Venda de mercadorias Avista - 2.000,00
venda de mercadorias Avista- 4.000,00

Por vim, registre os impostos sobre venda, debitando despesa com impostos e creditando a conta (-) Deduções sobre as vendas:

impostos de s/ vendas icms 18% pis 1,65% e cofins 7,6%

Espero ter te ajudado.

Atenciosamente,

Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.
celson brito

Celson Brito

Iniciante DIVISÃO 2 , Cabeleireiro(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 14:19

Muito obrigado Mateus!!
Como a empresa faz o controle de estoques pelo metodo da media ponderada o CMV eu calculo na tabela de lancamento de estoque??
e quando eu lanço esses valores na tabela tipo valor de entrada na tabela ela é liquida? sem impostos? ou o valor cheio?

DATA ENTRADA SAIDA SALDO
QUANT VR. UNIT TOTAL QUANT. VR UNIT TOTAL QUANT. VR UNIT TOTAL

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade