x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 556

Imobilização acelerada - metodo de depreciação "Unidade

Lucas Coelho Benzi

Lucas Coelho Benzi

Bronze DIVISÃO 3 , Controlador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 13:45

Boa tarde caros amigos!

Foi solicitado a nosso Departamento de Contabilidade a imobilização de uma Ferramenta Industrial em um período de um ano e oito meses. Como justificativa de acelerar essa depreciação argumentaram que a mesma estava alinhada com o fornecimento de peças ao cliente e que neste período a ferramenta em questão estaria totalmente depreciada.

Em resumo a Ferramenta foi desenvolvida para o cliente, porém ele será amortizada perante a produção das peças.

Minha dúvida esta relacionada a esta prática, pois posso parametrizar o tipo de depreciação a ser realizado como "unidade produzidas", porém não sei que tipo de documento solicitar ao departamento Comercial. Caso sejamos auditados ou fiscalizados, como eu poderia comprovar que a aceleração da depreciação esta de fato alinhada com o fornecimento de peças ao cliente?

O que fiz por instinto foi solicitar o orçamento, contrato e a programação dos pedidos emitidos a nosso departamento comercial.

Conto com a colaboração de todos para que estas dúvidas sejam sanadas.

Muito obrigado,
Lucas

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 7 anos Sábado | 28 outubro 2017 | 13:13

Uma ferramenta como esta vinculada a um pedido específico de um cliente pode ser depreciada de acordo com a produção a ser atendida.

Na realidade esta ferramenta também vai ser cobrada (acrescida) ao preço dos produtos pois foi feita exclusivamente para atender o pedido.
No contrato deve estar previsto que a ferramenta será do cliente no final?

Como vc informou, todo o custo será imobilizado. Poderia ser faturado contra o cliente em separado, para que ele a imobilizasse. Com isso vc se creditaria de todos os materiais que compuseram a ferramenta.

Da forma proposta seu crédito de ICMS (nas entradas dos materiais) sobre a ferramenta se dará em 1/48 avos por mes. O IPI não será creditado.

Avalie bem o contrato para verificar as condições:
Com quem ficará a ferramenta no final?
Como ela será cobrada? separada? acrescida ao preço dos produtos?




Lucas Coelho Benzi

Lucas Coelho Benzi

Bronze DIVISÃO 3 , Controlador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 14:57

Boa tarde!

Na verdade é exatamente isso que gostaria de saber... O nosso departamento comercial não fez nenhum contrato com o cliente somente um orçamento.

A ferramenta será amortizada na produção das peças, ou seja, o seu valor irá compor o custo das mesmas. No final da amortização a ferramenta será vendida ao cliente por um valor simbólico (R$1,00).

Considerando as informações acima a sistemática seria a mesma?

Muito obrigado e no aguardo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade