x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 825

Abandono de Contador

PAULO JUNIOR MACIEL DANIEL

Paulo Junior Maciel Daniel

Bronze DIVISÃO 1 , Chefe Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 14:05

Olá amigos!

Pela primeira vez estou passando por um problema um tanto quanto sério.

Estou com uma nova cliente cuja o antigo contador se responsabilizou pela transferência de município sede da empresa e alteração da atividade, porém ele simplesmente sumiu e ela não consegue mais entrar em contato com o mesmo.

Já propus à ela de fazer uma nova alteração para evitar mais problemas, mesmo assim resta uma dúvida.

Como proceder com relação a escrituração fiscal e contábil cuja a responsabilidade, até então, era do antigo contador?

Felipe Gabriel da Silva

Felipe Gabriel da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 14:25

Olá Paulo Junior Maciel Daniel .

Eu nunca vi algo parecido, mas acho consigo te dar um norte:

1º Solicite TODOS os documentos desde a abertura da empresa até a presente data (holerites, extratos, notas fiscais etc.);
2º Faça um termo de responsabilidade, com data, pois o que será feito a partir da data da assinatura pra frente será de responsabilidade sua;
3º Certifique-se de qual é a opção tributária dela e resgate junto aos órgãos um extrato das obrigações;
4º Indique que ela faça um boletim de ocorrência e dar todos os dados possíveis do profissional no B.O.

Bom, a principio é isso. Boa sorte.

PAULO JUNIOR MACIEL DANIEL

Paulo Junior Maciel Daniel

Bronze DIVISÃO 1 , Chefe Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 14:50

Obrigado pela resposta Felipe Gabriel da Silva.

O problema maior é não conseguir o contato com o antigo contador, devido a ele estar portando toda documentação da empresa, inclusive certificado digital.

Acredito ainda que por ser optante pelo lucro presumido, parte das obrigações não tenham sido entregues também, porém não vejo uma forma, a não ser pro procuração ou certificação digital para consultar débitos tributários e fiscais.

Farei a procuração para tentar resolver as pendências, fazer a transferência de responsabilidade técnica e a transferência de cidade para resolver o problema inicial e continuarei tentando encontrar essa documentação necessária para os devidos registros fiscais.

Acha necessário comunicar o Conselho Regional?

Felipe Gabriel da Silva

Felipe Gabriel da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 14:57

Paulo Junior Maciel Daniel, é uma situação bem delicada mesmo.

Por isso eu falei do B.O., pois pode ser considerado furto o certificado digital, por exemplo, entre outras coisas.

Acredito eu que sua cliente possua algum documento com carimbo desse sujeito. Com isso no B.O., faça sua parte para proteger a classe contábil e faça uma denuncia formal ao Conselho. Alguma postura eles terão que tomar. Lembre-se de conseguir um documento formal da cliente também, para dar mais credibilidade à denúncia.

Só espero que sua cliente seja uma pessoa participativa no cuidado da empresa e tenha toda documentação, senão vai ser mais um problemão pra encarar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade