x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.325

Qual o passo a passo do processo para trazer a contabilidade

Denny Starnes de Moura Parente

Denny Starnes de Moura Parente

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 7 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 16:19

Trabalho em um grupo de empresas no DF, e estamos em um estagio avançado de trazer a contabilidade para dentro sendo que eu deverei ficar como responsável pelas empresas. Sou funcionário de carteira assinada, estou correndo atrás de informações sobre qual o passo a passo que devo proceder para assumir a responsabilidade em janeiro do ano que vem pois já perguntei para vários colegas e já pesquisei em varios sites inclusive no da junta comercial local, mas sempre recebo informações exparsas e pouco explicativas. Devo me registrar na junta? devo abrir um CNPJ? se não como faço para assumir no meu CPF? Esse tipo de coisa

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 17:49

Ola Denny,

Primeiramente voce deve estar credenciado pelo CRC para poder efetuar a escrituração de sua empresa.
Também voce de comunicar os órgãos reguladores ( RFB)clique aqui

Também voce deve possui certificado digital para poder efetuar as transmissões das obrigações acessórias.

Daniel Alves
Contabilista
Luiz Anselmo Hillesheim

Luiz Anselmo Hillesheim

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 21:45

Boa noite

Complementando a resposta do colega Daniel...

Geralmente existe um contrato de prestação de serviços entre a empresa e o escritório de contabilidade atual... verifique se existe neste contrato alguma cláusula sobre a rescisão de contrato... muitas vezes é necessário comunicar por escrito com antecedência de 30 dias.. Após isso, deverá ser providenciado o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica junto ao CRC, que será inciado por você e concluído pelo atual contador.

"Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores." (Padre Pio)
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 novembro 2017 | 09:54

Denny, acrescentando ao tópico...

Deverá ainda fazer alteração da responsabilidade técnica para seu nome na SEFAZ/DF.

Sobre trabalhar como PJ ou autônomo, deverá verificar a exigência junto aos clientes. Por analogia, a tendência, seja por questão de economia, seja para descaracterizar vínculo empregatício, é que trabalhe como PJ.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade