x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 534

IRPJ estimativa

Evandro Costa Pena

Evandro Costa Pena

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Domingo | 5 novembro 2017 | 21:34

Boa noite,

O imposto IRPJ por estimativa da empresa que trabalho foi calculado errado, a diferença foi de R$1000,00 calculado a menor,
O que posso fazer nesse caso? Gerar nova guia com a diferença? Posso usar saldo anterior para abater esse valor via Perd/Comp?

ANGELO MORONI NETO
Articulista

Angelo Moroni Neto

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 5 novembro 2017 | 22:53

Olá Evandro.

O que posso fazer nesse caso? Gerar nova guia com a diferença? Posso usar saldo anterior para abater esse valor via Perd/Comp?
Resposta: Você pode gerar uma guia com o valor da diferença. Para efetuar a compensação via Per/Dcomp em sendo o regime de apuração estimativa, deverá primeiramente encerrar o ano base, pois somente gera direito a restituição/compensação, no caso da estimativa, com o encerramento do período de apuração do IRPJ (ano).

O cálculo efetuado através da estimativa, somente se completa no encerramento anual da apuração, onde fará a apuração do lucro real e verificará o real resultado fiscal (lucro ou prejuízo), onde, se a empresa apurar lucro real maior que o utilizado na estimativa, deverá pagar a diferença, porém, apurando lucro real menor, poderá informar como saldo negativo do IRPJ e solicitar restituição ou compensar com outro tributo federal.

Atenciosamente

.............................................................................
Angelo Moroni Neto
Megasult Consultoria Empresarial
Av. Humaitá, 542, Sala 21, Bairro Zona 4 - Maringá PR
https://www.megasult.com.br - [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade