x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.330

Relação entre empresas do mesmo dono

João Batista Capaz

João Batista Capaz

Iniciante DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 07:53

Comecei a trabalhar numa empresa familiar que até dezembro de 2008 eram cinco atividades distintas com apenas um CNPJ. A partir de janeiro deste ano houve o desmembramento das atividades e surgiram mais quatro empresas, totalizando cinco empresas - cinco empresas distintas com CNPJ distintos. A grande dificuldade agora é, no dia a dia, operacionalizá-las como, de fato e de direito, cinco empresas distintas.
Estou um pouco confuso neste imbróglio. Gostaria que alguém me ajudasse, de forma didática, a repensar estas novas relações como, por exemplo, o uso de recursos de uma pela outra, etc. Para complicar, elas são vizinhas uma das outras.

Sonia Ap.Candida Borges

Sonia Ap.candida Borges

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 09:11

Olá, João Batista!

O uso de recursos entre empresas do mesmo grupo, devem ser contabilizados em conta especifica de créditos com empresas coligadas e ou controladas , e estão sujeitas ao recolhimento do IOF.

EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 09:55

João Batista Capaz,

De acordo com o porte de cada uma, é bem melhor tratá-las de forma distinta e evitar o uso de recursos de uma nas outras.

Tente fazer uma relação entre elas como fornecedores e clientes, talvez facilite sua vida.

Sds,

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 11:25

Colegas,João Batista Capaz
As vezes fica dificil entender a colocação do solicitante, devido à falta de dados.
[o uso de recursos de uma pela outra];
Que tipo de recursos:
é transferencia de numerario de uma empresa para outra?
é pagamento e/ou recebimento de titulos de outra empresa?
é compra e venda de uma empresa para outra?
Dê mais detalhes...para a resposta ser mais clara
sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 13:21

João Batista Capaz

São empresas DISTINTAS E NÃO PODEM MISTURAR RECURSO DE UMA COM A OUTRA. A não ser que esteja em contrato que uma é coligada da outra, mesmo assim certas exigências tem que ser cumpridas.

Não sendo coligadas JURIDICAMENTE, por mais que voce queira arranja um meio legal para tentar regularizar o trâmite, ILEGAL, de recursos entre estas empresa, deixará rastros para que a fiscalização perceba que existem irregalaridades.



Editado por M Messias Santos em 4 de setembro de 2009 às 15:49:28

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Lucyana Figueira

Lucyana Figueira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 13:44

Boa Tarde!
aqui nos deparamos com o mesmo assunto, onde Um mesmo Dono possui 2 empresas uma no setor de comércio de veículos onde estão registrados os funcionarios e outra prestadora de serviços de intermdiação de negócios. A primeira só tem "faturamento" em banco devido ao envio de recursos da segunda, que é o carro chefe. Em resumo, creio eu que a primeira existe apenas para o registro de funcionários para a utilização do benefício do SImples Nacional enquanto a outra, sendo Lucro Presumido é a que realmente "trabalha". Como reorganizar toda esta bagunça??? são empresas com menos de 1 ano de "vida", acho que dá tempo de alguma correção, não???... Pensei de efetuar uma alteração no contrato social da comércio de veiculos para o CNAE 8211-3 e esta passar a emitir NF de prestação para a Intermediadora, o que vcs acham?

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.