Patrícia Maraschin
Bronze DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadePessoal, preciso de uma ajuda referente ao procedimento para registro de uma empresa cuja atividade esta ligada ao desembaraço aduaneiro.
Minha dúvida é: este tipo de empresa tem a conta ''adiantamento de clientes'' em seu Passivo, considerando que recebe adiantamento de valores necessários p/ o prosseguimento com o despacho até que seja formalizado o desembaraço, porém minha dúvida esta nas despesas dos clientes que esta empresa vai pagando, estou baixando de adiantamento de clientes contra o banco.
Ex.: D - Adiantamento de cliente (Passivo)....Empresa XXX
C - Banco
A outra questão é que a empresa emite uma nota fiscal com o valor da sua comissão e um ''Controle de despesas'' que informa todas as despesas com impostos,,taxas, fretes e etc...incorridas durante o processo e inclusive o valor de sua comissão adicionado, mais abaixo complementa com a informação do valor adiantado p/ seu cliente e o Saldo a pagar. Considerando todas essas informações estou realizando os lançamentos da seguinte forma:
Da apropriação da NF = despachante aduaneiro
D - Cliente (ativo) valor total Controle de despesas...R$ 10.000,00
C - Receita prestação de serviço*Comissão (Passivo)......R$ 450,00
C - Adiantamento de clientes (Passivo)............R$ 9.550,00
Obs.: aproprio toda a diferença entre o valor da comissão e o valor total do controle de despesas registrado em clientes p/ a conta adiantamento de clientes no passivo;
Só que o valor informado no Controle de despesas informa que o cliente adiantou ao despachante, o valor de R$ 8.000,00 por exemplo, daí fiz o seguinte:
D - Banco............R$ 8.000,00
C - Clientes.........R$ 8.000,00
***Quando ocorre o registro das despesas incorridas no processo vou baixando da conta Adiantamento de Clientes - Passivo.
D - Adiantamento de clientes (Passivo)
C - Banco
1º Gostaria de confirmar se esta forma de registro esta correta?
2º O despachante ainda tem uma situação onde para um ou outro cliente, ao invés de emitir a NF de prestação de serviço + controle de despesas ele utiliza da emissão de uma NF de DEBITO, daí gostaria de saber avaliando toda esta temática já informada qual seria o procedimento uma vez que não posso informar o valor da comissão na Receita pois trata-se de uma NF DÉBITO...
Se alguém puder me ajudar, por favor aguardo respostas....
Obrigada!!!
Patrícia
Patrícia Maraschin