x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 22.321

Contabilização de despachantes aduaneiros

Patrícia Maraschin

Patrícia Maraschin

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 12:51

Pessoal, preciso de uma ajuda referente ao procedimento para registro de uma empresa cuja atividade esta ligada ao desembaraço aduaneiro.
Minha dúvida é: este tipo de empresa tem a conta ''adiantamento de clientes'' em seu Passivo, considerando que recebe adiantamento de valores necessários p/ o prosseguimento com o despacho até que seja formalizado o desembaraço, porém minha dúvida esta nas despesas dos clientes que esta empresa vai pagando, estou baixando de adiantamento de clientes contra o banco.
Ex.: D - Adiantamento de cliente (Passivo)....Empresa XXX
C - Banco
A outra questão é que a empresa emite uma nota fiscal com o valor da sua comissão e um ''Controle de despesas'' que informa todas as despesas com impostos,,taxas, fretes e etc...incorridas durante o processo e inclusive o valor de sua comissão adicionado, mais abaixo complementa com a informação do valor adiantado p/ seu cliente e o Saldo a pagar. Considerando todas essas informações estou realizando os lançamentos da seguinte forma:

Da apropriação da NF = despachante aduaneiro
D - Cliente (ativo) valor total Controle de despesas...R$ 10.000,00
C - Receita prestação de serviço*Comissão (Passivo)......R$ 450,00
C - Adiantamento de clientes (Passivo)............R$ 9.550,00

Obs.: aproprio toda a diferença entre o valor da comissão e o valor total do controle de despesas registrado em clientes p/ a conta adiantamento de clientes no passivo;

Só que o valor informado no Controle de despesas informa que o cliente adiantou ao despachante, o valor de R$ 8.000,00 por exemplo, daí fiz o seguinte:

D - Banco............R$ 8.000,00
C - Clientes.........R$ 8.000,00

***Quando ocorre o registro das despesas incorridas no processo vou baixando da conta Adiantamento de Clientes - Passivo.

D - Adiantamento de clientes (Passivo)
C - Banco

1º Gostaria de confirmar se esta forma de registro esta correta?

2º O despachante ainda tem uma situação onde para um ou outro cliente, ao invés de emitir a NF de prestação de serviço + controle de despesas ele utiliza da emissão de uma NF de DEBITO, daí gostaria de saber avaliando toda esta temática já informada qual seria o procedimento uma vez que não posso informar o valor da comissão na Receita pois trata-se de uma NF DÉBITO...

Se alguém puder me ajudar, por favor aguardo respostas....

Obrigada!!!

Patrícia

Atenciosamente,

Patrícia Maraschin
Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1 , Cortador(a)
há 15 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 16:40

Oi Patricia

Seguinte acho que ta na idéia maioria as coisas, mas temos que modificar alguns item

Dois métodos
1 Quando tu recebe o valor do cliente, antes de ter algum tipo de despesas para ele
1.1 - na hora do recebimento na cc
D - Banco (Ativo)
C - Adiantamento de Cliente (Passivo) 1000

1.2 - Utilização dos gastos Apropriação
D - Adiantamento de Cliente (Passivo) 500
C - Banco (Ativo)

Gerando o valor da comissão Honorários da Despachante
D - Cliente A (Ativo) 500
C - Receita prestação de serviço (Resultado)

1.3 - apropriação recebimento de honorários
D - Adiantamento de Cliente (Passivo) 500
C - Cliente (Ativo)
2 Quando o cliente vai pagar tudo quando for realizado todo o serviço

2.1 - na hora do pagamento das despesas na execução do servico
D - Despesas a serem reembolsadas pelo cliente (Ativo)
C - Banco (Ativo) 500

Gerando o valor da comissão Honorários da Despachante
D - Cliente A (Ativo) 500
C - Receita prestação de serviço (Resultado)

1.3 - Acerto de valores com o cliente
D - Banco (Ativo) 1000
C - Despesas a serem reembolsadas pelo cliente (Ativo) 500
C - Cliente (Ativo) 500

Patrícia Maraschin

Patrícia Maraschin

há 15 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 18:03

André,

Com isso vc quer me dizer que não posso informar na Conta Clientes no ativo o valor total relacionado no Controle de despesas do despachante (que inclui comissão + todas as demais despesas dos tramites do desembaraço) ?
é que recebemos o processo geralmente, quando ele já esta concluído, com todas as despesas pagas e etc...então lançar o valor total em direitos no ativo foi uma forma encontrada de controlar o valor total q a empresa teria direito a receber sobre determinado processo e na contrapartida o valor já adiantado pelo seu cliente no Passivo, caracterizando a obrigação para com o pagamento das despesas.

Não sei se a técnica contábil q eu estava aplicando estava correta, ainda que sendo utilizada na mesma lógica de qualquer outra, mas da forma que vc me informou eu somente consideraria em clientes - ativo o valor efetivamente da receita informado na conta de resultado e o valor total das despesas tanto p/ a 1º e 2º forma eu estaria controlando a medida que o fato gerador ocorresse, ou seja a do pagamento das despesas e não do fato gerador da emissão do Controle de despesas ou demonstrativo que é o documento que esta empresa se utiliza p/ que seu cliente tenha conhecimento dos gastos do processo e do valor mínimo a ser adiantado.

Espero q tenha conseguido lhe transmitir minha dúvida, e aguardo posições, se mais alguém tiver uma informação a me passar serei grata eternamente.

Já procurei em infinitos sites na internet, porém somente encontro informações de registros p/ as empresas que contratam o serviço de um aduaneiro e não para o próprio.

Obrigada!!!

Patrícia

Atenciosamente,

Patrícia Maraschin
Patrícia Maraschin

Patrícia Maraschin

há 15 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 18:15

André, perdão esqueci de reforçar a minha 2º dúvida que pede uma confirmação, entre outras palavras da validade fiscal da NF DE DÉBITO. Pelo que pesquisei ela é um meio utilizado p/ formalizar o pedido de reembolso de despesas, porém ela esta sujeita a tributação ? devo considerar a retenção de impostos sobre esta NF ?

Mais uma vez, obrigada!

Patrícia

Atenciosamente,

Patrícia Maraschin
Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1 , Cortador(a)
há 15 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 20:22

Oi Patricia

A conta de clientes e so para vls valores ref a venda e servicos prestados que serao recebidos numa data futura a data emissao da nf.

O porque da retencao quem ta retendo:

att.

Patrícia Maraschin

Patrícia Maraschin

há 15 anos Segunda-Feira | 7 setembro 2009 | 15:22

A empresa em alguns processos se utiliza da NF de débito p/ cobrar de seu cliente o valor da comissão + as despesas envolvidas no processo, gostaria de saber qual a validade fiscal dela e se é valida o cliente deverá recolher o ISSQN normalmente é isso ?

Atenciosamente,

Patrícia Maraschin
Michelle Cristine Andrade

Michelle Cristine Andrade

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista
há 13 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 16:27

Patricia, Boa tarde!

Você conseguiu encontrar solução para essas questões?

Gostaria de saber, pois estou vivenciando uma situação semelhante e seria de grande ajuda se pudéssemos trocar informações.

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade