x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.883

Contabilização Imobilizado – Matriz para Filial

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 19:18

Prezados estou com uma dúvida, e com uma situação complexa.

A situação é que um cliente sorveteria, havia comprado uma nova máquina para a filial que ainda não tinha sido constituída.

Ou seja, a máquina vai ser usada pela filial, mas a NF veio em nome da matriz.

Sei que fiscalmente terei que lançar a NF na matriz. Mas contabilmente como poderei proceder?

Sei que existe a possibilidade de eu fazer uma NF de transferência de imobilizado, isso procederia?

Por exemplo: Máquina comprada em 08/2016 pela matriz.

Filial constituída em 12/2016.

Início das operações na filial: 06/2017. (nessa data também começaria a depreciar)
(Fiscalmente e contabilmente a máquina na data 06/2017 até atual esta com a matriz, mas fisicamente está na Filial)

Gostaria de saber como proceder? Se alguém puder auxiliar agradeço.

Faço a NF de transferência de imobilizado (ajustando o fiscal e o contábil)?

Obrigado.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sábado | 25 novembro 2017 | 07:10

Diogo, bom dia meu caro!

Na matriz cuja nota fiscal foi recebida, lançar no livro fiscal de acordo com o CFOP - 1551, faça o lançamento contábil na contabilidade da matriz, imobilizando tendo com contrapartida a conta que deu origem ao credito (Fornecedores/Caixa Bancos). Depois faça emissão de uma nota fiscal de comodato de saída e, na contabilidade da mesma matriz, faça os lançamentos contábeis nas contas de compensação transferindo para a filial pretendida.

Na contabilidade da filial, dê entrada na escrita fiscal lançando no livro de entrada e, na contabilidade, faça os lançamentos nas contas de compensação debitando o ativo e o passivo e nos históricos da contábeis informar essa origem.

NOTAS:

1 - o procedimento acima, além de atender as duas empresas, mesmo sendo matriz e filial, ambas tem vida própria e por tanto devem ter tratamento como tal.

Tenha por ai bom final de semana!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 26 novembro 2017 | 15:29

Claudio Rufino Agradeço pelo seu tempo em me ajudar.

Vou aplicar sua orientação a esse meu caso.

Muito obrigado amigo!

DIogo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade