x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.335

Contabilidade em escritórios

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2009 | 11:07

Bom dia a todos os colegas me tirem uma dúvida se possível.

Possuo um escritório de contabilidade e a minha forma de trabalho é sempre pelo regime de competência seja qual for o porte da empresa, assim sendo, eu faço os lançamentos de movimentos de caixa, banco, contas a pagar e a receber de meus clientes, e ao final de cada mês eu faço um relatório e faço ainda a conciliação das contas, principalmente as de caixa e banco. Confesso que é trabalhoso mas acredito que fica mais transparente e assim posso ajudar ao meu cliente a tomar decisões quando solicitado.

Conversando com um outro colega que também possui um escritório ele me disse que não trabalha conforme eu trabalho, ou seja, ele lança as receitas todas em caixa e as despesas também.

Ele não faz lançamentos na conta banco alegando que assim ele irá entrar na particularidade do cliente. É como se a empresa não tivesse conta bancária. Mas o engraçado de tudo é que é são empresas comerciais e que vendem com recebimento através de cartão de crédito. Ele falou que esse controle que tem que ter é a empresa e não ele, justamente por dar muito trabalho.

Minha dúvida se está correto ele agir assim?

Arísio

Arísio

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2009 | 23:52

Você está fazendo correto.......quanto ao regime da competencia é o mais trabalhoso mais é mais transparente.....

Parabéns pra você...........

Editado por Arísio em 9 de setembro de 2009 às 23:55:01

....A humildade é essencial para um excelente aprendizado...pois é vivendo e aprendendo..
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 08:48

Bom dia à todos!

Fernando, você está escriturando de forma correta pelo regime de competência. Existe a possibilidade de escriturar pelo regime de caixa também, mas isso não quer dizer que você não precisa escriturar a conta bancos, a legislação é bem clara quando diz que tem que ser escriturado toda a movimentação financeira da empresa no regime de caixa, e o que o seu colega, bem como muitos outros contadores (infelizmente) não enxergam desta forma, sendo coniventes com o empresário se tornando assim um ato de sonegação fiscal.
A escrituração contábil pelo regime de competência é a forma mais correta e deve ser aplicada à todas as empresas, bem como a conscientização dos empresários para o fornecimento dos documentos e controle financeiro da empresa por parte dos mesmos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 09:11

Caros colegas,

Agradeço a colaboração neste tópico.

Realmente é lamentável ver que existem "profissionais" que agem dessa forma, sempre procurando menos trabalho para si e não se preocupam em auxiliar seus clientes para uma melhor gestão de seus negócios.

As mais ricas bênçãos de Deus em vossas vidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade