x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.147

Sindicato e SENAR

Eduardo Silva

Eduardo Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2009 | 17:04

Alguém faz contabilidade de sindicato rural que recebe verba do SENAR ?
Eu gostaria de saber como fazer a contabilização dessas verbas recebidas para a realização de cursos gratuitos, de maneira como a contabilidade fique correta quanto à prestação de contas do uso dessas verbas.

Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1 , Cortador(a)
há 15 anos Sábado | 12 setembro 2009 | 11:23

Oi Eduardo

Vc lança este valor repassado para c/c do Sindicato em uma conta do passivo do Grupo de contas nome do tipo "obrigações com terceiros"algo parecido com isso, essa conta é titulo ta. Ai dentro dessa tu cria uma outra conta analitica com o nome do projeto ficando assim os lançamentos.

Chegada do dinheiro no sindicato:
D - Banco ou caixa(ativo)
C - Projeto tauu (passivo)

quando for sendo utilizado este dinheiro faz assim:
D - Projeto tauu (passivo)
C - banco ou caixa (ativo)

att.

Eduardo Silva

Eduardo Silva

há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 11:26

Bom dia Andre, agradeço a atenção, mas tenho outra duvida. Dentro destes projetos, existe uma prestação de contas, onde partes da verba recebida são para compra de material especifico, refeições, pgto de instrutor. Cada uma dessas despesas tem que ter o respectivo comprovante (recibo, RPS e Notas fiscais).
Porém tem um item na prestação que diz: "outras despesas operacionais" (despesas bancarias e outras) que são despesas não relacionadas na prestação de contas e em geral correspondem a 15% do valor do projeto.
O Sindicato não junta comprovantes referente a esse valor, apenas emite um recibo ao Senar.
Dai ficam as duvidas:
1) Só o recibo emitido pelo Sindicato é suficiente ou ele deveria anexar os comprovantes dessas despesas com o recibo?
2) Se só o recibo é suficiente, como contabilizo isso? Receita ou reembolso de despesas?

Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1 , Cortador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 18:43

Oi Eduardo boa noite

tem que ver se a c/c utilizada para a utilização deste credito é usada somente para esta finalidade com este cliente entendi.

Se a c/c for utilizado somente para esta finalidade projeto SENAR vc faz uma declaração "na minha opinião é um documento mais completo" para essa finalidade. ja recibo fica muito limitado ao espaço para inserir mais informações.

Agora se esta conta for utilizada para varios projetos ai realimente fica dificil essa situação.

att.

Eduardo Silva

Eduardo Silva

há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 14:01

Recebemos como cliente nesse ano, uma entidade sindical que não fez a contabilidade de 2007 em diante. Juntamos as documentações contabeis do ano de 2007 e realizamos os lançamentos em livro diário.
Porém, constatamos que a entidade recebeu verbas da Federação para realização de alguns projetos, conforme credito em conta bancaria.
A documentação (notas fiscais, rpas) que comprovam os gastos do sindicato com esse projeto foi extraviada e não foi possivel efetuar o fechamento dessa conta "Projeto xxx".
A administração dessa entidade não localiza e afirma não ser possível identificar quem são os fornecedores.
Alguém sabe me dizer qual o procedimento nesse caso para o encerramento do exercício?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 15:18

Boa tarde, Eduardo

Como regra é imprescindível que haja um "divisor de águas" para poder marcar a data de início de sua responsabilidade (técnica, ética, civil e criminal) e o fim da responsabilidade do contabilista anterior.

Clique aqui e leia minha mensagem de 14/10/2009, e aqui também para analisar a opinião de Saulo Heusi registrada em 10/09/2008.

Se as dúvidas continuarem, pergunte novamente.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Eduardo Silva

Eduardo Silva

há 15 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 07:39

Bom dia. Esse "divisor de águas" entendo que seja o contrato que assinei com a entidade em março desse ano. O contabilista anterior efetuou a contabilidade até o final de 2006, com os livros devidamente autenticados em cartório.
A entidade solicitou que eu fizesse a contabilidade de 2007 em diante, porém como eu já disse, em relação à uma verba recebida, a pasta que contém as notas fiscais e recibos que comprovam o gasto dessa verba no projeto especifico extraviou e eles me informaram que não conseguirão encontrar quem foram os fornecedores dessas notas fiscais e recibos.
Em face a isto, eu queria saber o que devo fazer. Devo deixar o saldo dessa conta em aberto? Devo lançar esse fato em notas explicativas? Não posso fazer a contabilidade de 2007 por que não tenho esses documentos que fecham deteminada conta?

Eduardo Silva

Eduardo Silva

há 15 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2009 | 14:39

Olá, pelo jeito dá para ver que estou com problemas.
Esse sindicato é antigo, foi criado em 1967, possui apenas a carta sindical do Ministerio do Trabalho e não tem registro no cartorio de pessoas juridicas.
Agora tenho que fazer a alteração do presidente junto à receita federal, porém a mesma quer cópia da Ata de Posse da Diretoria registrada em cartório.
Alguém sabe me dizer se nesses idos de 1967 os sindicatos não necessitavam de registro em cartorio, apenas no Ministerio do Trabalho?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade