Bom dia Nery!
Veja bem, a contabilidade em si é a mesma para os diversos regimes tributários existentes no Brasil (Lucro Real, Presumido, Arbitrado, simples nacional).
O que difere é a forma de apurar os impostos, sendo que cada regime tem suas especificações e aí sugiro fora o nosso canal (Fórum Contábeis) que você faça um curso voltado para esses regimes que você vai trabalhar.
Apenas como exemplo simples, no Lucro Real você poderá se creditar de alguns impostos nas aquisições (Pis/Cofins no regime não cumulativo por exemplo) que será apurado quando você tiver os mesmos impostos sobre as receitas. Também há que se falar no IPI, pois dependendo da atividade ele é reduzido a 0 nas saídas, mas que você pode se creditar nas entradas e assim por diante.
Como falei, é um exemplo muito simples em que devem estar totalmente envolvidos os deptos. Fiscal e Contábil e na contabilidade se preparar para que sejam parametrizados os lançamentos contábeis para que assim você tenha uma contabilidade com lançamentos confiáveis.
Ou seja a Essência da Contabilidade não muda, o que muda são as permissões e vetos para se contabilizar alguma coisa ou não e principalmente na apuração final (Lucro ou Prejuízo).
Sds
Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...
Meus filhos... minha vida