Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 397

irrf s/ nota fiscal a vista

Michele Cristina Ferreira

Michele Cristina Ferreira

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 18 dezembro 2017 | 14:15

Boa tarde!
Estou com uma dúvida...

Meu cliente emite nota de prestação de serviço e nesta retem o IR, então na contabilização das notas a prazo sigo o seguinte:

D- CLIENTES
C- PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - 1000,00

D- IR A RECUPERAR
C- CLIENTES - 150,00

A minha dúvida é, no caso desta prestação ser a vista qual a conta uso em contra partida ao IR a recuperar ? Pois não acredito que seria coerente usar o caixa como contrapartida.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 18 dezembro 2017 | 15:37

Ola Michele

Independente do recebimento ou pagamento deve ser respeitar a competencia, sendo assim a conta sugerida esta correta, quando da apuração do IR ( L. Presumido ou Real) o IR será utilizado para deduzir o debito devido.

Daniel Alves
Contabilista
DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 08:39

Ola Michele Cristina

Pela pratica sempre lançamos mesmo que a vista a prestação do Serviço em Clientes, para melhor analise e até mesmo controle.
D - Cliente
C - Receita

D - IR a recuperar
C - Cliente

D - Cliente
C -Banco

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade