x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 5.431

Conta fornecedores muito alta

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 11:42

galera, peguei um empresa no ramo de construção civil para fazer a contabilidade a qual esta no Lucro Real, e essa empresa ta com uma conta fornecedores muito alta, cerca de R$ 1.000.000,00 e seu Disponivel esta em 130.000,00, vcs tem alguma idéia de como posso reduzir esta conta fornecedores? pq esta empresa precisa participar de licitações pulblicas e não atigi os indices por causa desses débitos.

Obs; a conta fornecedores esta alta assim por causa de compras de notas ficais para a redução do valor Pis, cofins, irpj e csll. ou seja tampou de um lado e destampou do outro!,

oq devo fazer?

Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 11:56

Adilson Ap. Campos
Prezado,
Que "encrenca" voce pegou colega.
Como contabilista, precisa orientar o seu cliente, que não adianta "tapar o sol com a peneira".

As NF que foram "usadas" para reduzir os impostos citados, precisam ser pagas "baixadas"; se a empresa tem somente 130.000 no disponivel, ela precisa vender, faturar, gerar recursos para saldar as suas obrigações;

O problema é com relação à fiscalização, já que esses valores aberto no passivo circulante, pode caracterizar "passivo ficticio"; e aí meu caro o fisco não perdoa.

O que pode ser feito:
- aumento de capital pelos sócios;
- obtenção de emprestimos (que é paliativo); vc tira a dívida de um grupo e coloca em outro;
- a empresa gerar recursos atraves do seu ciclo operacional (revenda de unidades, ou prestação de serviços)
sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 13:37

Boa tarde,

Preferindo (em minhas respostas) deixar aqui o teor de dispositivos legais e ou de pareceres embasados em experiência própria fundamentada em leis, dificilmente emito minha opinião particular.

Entretanto desta feita vou fugir ás minhas próprias regras e emití-la;

Se esta empresa costuma "comprar Notas Fiscais" com vistas a burlar o fisco e pagar menos impostos, deixa bastante clara sua opinião acerca da importância da contabilidade e da responsabilidade do contador implícita no ato, ou seja, simplesmente não lhes dá valor. Na minha opinião (repito) não vale o empenho do contador em orientá-la acertadamente.

Deve ter o Contrato de Prestação de Serviços (se celebrado) imediatamente rescindido e a documentação devolvida.

É (a meu ver) a maneira de respondermos ao descaso demonstrado pela profissão, e de assegurarmo-nos que não seremos responsabilizados em futuro próximo.

...

Editado por Saulo Heusi em 11 de setembro de 2009 às 14:46:08

Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 15:19

Prezado Saulo,
concordo com suas palavras e colocação. O empresário deve ser notificado por escrito com os riscos e responsabilidades de "atitudes" nada lícitas.
Mas pelo que vejo, alguns colegas novos no mercado, acabam "pegando" uma empresa que outro contabilista não quer mais, pq não tem mais jeito de resolver a situação; é empresa sem contabilidade, sem livros, com lançamentos errados, e casos como este.
Acredito que as faculdades, universidades e o próprio CRC deveriam ser mais rigorosos, quanto ao ensino, a ética e à fiscalização de profissionais que lançam no mercado; penso que a falta deste rigor, se deve a fatores financeiros, ou seja, a faculdade quer receber as mensalidades, e o CRC a anuidade, mas onde fica a qualidade de ensino e do profissional?´
Me desculpe, Saulo, isto é um desabafo meu...
sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

há 15 anos Sábado | 12 setembro 2009 | 11:10

Meus amigos eu sei que isso não é uma coisa legal, mas já pegamos o pepino agora pretendo descascalo, intão gostaria de algumas idéas de voces que são mais experientes do que eu na area para resolver isso, não pedi lição de moral nem oque diz a Lei sobre o assunto, pois isso eu já sei, apenas gostaria de algumas opniões de vocês de como sanar este problema ok? agradeço vossas atenção obrigado.
E estou aberto a sugestões!

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 10:24

Bom dia a todos.

Adilson Ap. Campos.

Meus amigos eu sei que isso não é uma coisa legal, mas já pegamos o pepino agora pretendo descascalo, intão gostaria de algumas idéas de voces que são mais experientes do que eu na area para resolver isso, não pedi lição de moral nem oque diz a Lei sobre o assunto, pois isso eu já sei, apenas gostaria de algumas opniões de vocês de como sanar este problema ok? agradeço vossas atenção obrigado.
E estou aberto a sugestões!

Me desculpe a franqueza e intervenção no debate, porém receio que você está equivocado em pelo menos três de suas afirmativas a saber:

1 -
intão gostaria de algumas idéas de voces que são mais experientes do que eu na area para resolver isso

"Então" eu lhe digo meu caro, não há aqui no Forum Contábeis algum esperto em dar o tal "jeitinho" ou simplesmente orienta-lo a ser mais conivente ainda com a "MAZELA" de seu "cliente"

2 -
não pedi lição de moral nem oque diz a Lei sobre o assunto, pois isso eu já sei

Lendo as intervenções de Saulo e de Merisio, não ví que ambos lhe deram lição de moral, mesmo por que se você afirma que "conhece a lei e seu teor" seria redundância de ambos macificar o assunto que diz você conhecer.

3 -
apenas gostaria de algumas opniões de vocês de como sanar este problema ok?

Há 16(dezesseis) anos na profissão contábil, ainda não vi Formula Mágica ou qualquer Ferramenta para: "mas já pegamos o pepino agora pretendo descascalo" como você diz descarcar isso ou aquilo, ademais, o que tratamos aqui é de assuntos contábeis e não assuntos culinários.

Outrossim, procure dentro de você o bom senso e a ética profissional.

Cordialmtente

claudio rufino.

Editado por Claudio Rufino em 14 de setembro de 2009 às 10:26:41

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Paulo Souza

Paulo Souza

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 17:09

Editado por Paulo Souza em 15 de setembro de 2009 às 17:56:06

Paulo Souza

"Sempre pesquiso as perguntas postadas, antes de realizar minha pergunta"
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 17:36

Obrigado "Claudio Rufino" para um contador você é um bom professor de português em?!. Mas mesmo assim obrigado ok?! Abraços
Paulo Souza!, Obrigado por responder esse tópico, gostei de tua resposta, mais não entendi que transferência de saldo é essa que você citou, você esta dizendo para mim fazer um balanço inicial corrigindo essa conta fornecedor, fazendo a mesma bater com a realidade, é isso? por favor, esclareça melhor.

Mais uma vez obrigado a todos que se propuseram a responder minha pergunta .

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 17:47

Amigo.

Acho que você não entendeu ainda o espirito do Forum Contabeis.

1 - aqui no forum, há uma grande concentração de profissionais altamente qualificados que não ousam praticar linguagem fora dos padrões da lingua original do pais, resumindo, um bom profissional não usa girias ou termos pejorativos.

2 - defendo a tese de acima proposta por Saulo e Merisio, não há formulas mágicas para resolver seu problema, seja coerente e acima de tudo, faça juz a qualificaçao que traz seu perfil.

3 - o Forum Contabeis não comunga de práticas adversas daquelas que são emanadas pelo: CFC e CRC, logo, não há aqui, subterfugios para a prática de "jeitinhos brasileiros"

4 - como ja foi dito, seja coerente, racional e procure com diligencia o zelo da profissão que lhe dá o pão de cada dia.

Sds.

Editado por Claudio Rufino em 14 de setembro de 2009 às 19:02:57

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2 , Controller
há 15 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 09:26

A todos,

Me envergonha termos em nosso meio, pessoas como o Sr. Adilson Ap. Campos, que não honra a profissão contábil.

Srs. Moderadores, situações como essa onde os engraçadinhos vêm em busca de burlar a Lei devem ser tratadas com mais puro repúdio e na minha singela opinião devem ser excluídos do fórum.

Aqui deve ser um lugar onde verdadeiros PROFISSIONAIS CONTADORES possam trocar experiências a fim de resolver problemas do dia-a-dia de nossa profissão.

Vamos respeitar esse ambiente que é de muita utilidade para os bons e verdadeiros contadores.

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Alcir braz brighenti

Alcir Braz Brighenti

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 15:50

Se a questão pretendida pelo nosso Colega Adilson, fere os principios do forum e da etica Contabil, porque os Senhores que se dizem Moderadores não excluem o topico??

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 17:12

Alcir Braz Brighenti

Se a questão pretendida pelo nosso Colega Adilson, fere os principios do forum e da etica Contabil

Se fere? Fere de fato todos os princípios.

Os membros e moderadores do forum, acima citados, devido seus conhecimentos e experiencias na área contábil, até sabem como proceder para tentar regularizar o saldo. Não faz por que os mesmo tem princípios morais.

Acredito eu, que este forum foi criado para discutir e debater principios contábeis legais e morais não para ensinar a cometer crime.

O tópico não deve ser excluido porque mostra a FIDEDIGNIDADE do forum com os objetivos pelos quais o mesmo foi criado.

Editado por M Messias Santos em 15 de setembro de 2009 às 17:18:27

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 17:24

Boa tarde, Alcir Braz Brighenti

Se a questão pretendida pelo nosso Colega Adilson, fere os principios do forum e da etica Contabil, porque os Senhores que se dizem Moderadores não excluem o topico??

Apesar da sua forma de expressão não ser das mais louváveis, e levando em consideração a precipuidade de seu questionamento apresentado em momento propício, aproveito esta oportunidade para esclarecê-lo que:

1) A equipe de suporte do Fórum Contábeis, especialmente os moderadores, não "se dizem moderadores" (conforme suas palavras), e sim, é composta por usuários que receberam convite especial do Administrador que levou em conta:
a) o bom caráter de cada
b) a qualidade das respostas oferecidas
c) o grau de conhecimento
d) o tempo de cadastro
e) o tempo de dedicação
(não necessariamente nesta ordem)

Verifique o título sob as 6 (seis) estrelas verdes de cada um e observe que não somos Moderadores imaginários, e sim, reais e principalmente atuantes, exercendo nossa competência que é direcionada à qualidade dos assuntos no Fórum.

2) Ao longo do tempo, como foi percebido que a qualidade nas respostas caíram vertiginosamente, pois tudo passou a ser feito com base no "achismo" dos usuários que se proclamavam "contadores", "auditores", "consultores contábeis", "técnicos em contabilidade", "analistas contábeis", etc., que nem sabiam distinguir Circulante de Não-Circulante, e também nas técnicas nada originais de copiar e colar respostas prontas, em reunião interna foi decidido que era necessário criar normas voltadas à qualidade das respostas, e visto que vários dos participantes indesejados estavam confundindo este portal com outros vulgares fóruns de debate público espalhados pela internet, acabamos editando as regras.

3) Posto que a divulgação das regras aperfeiçoadas está bem visível (letras azuis sob fundo vermelho) no cabeçalho de cada página do fórum (principal e internas), ninguém pode alegar que as desconhece que a equipe de suporte (administrador, moderadores e consultores especiais) é arbitrária, parcial ou promova perseguições pessoais.

4) Se cada resposta inconsistente fosse excluída (oberve o item 5, abaixo), o trabalho dos moderadores estaria condenado, pois deve ser empenhado muito mais tempo na correção de uma resposta incorreta do que na criação de uma resposta bem articulada, e por ser injusta a inversão dos papéis, concluiu-se que o correto é que cada participante analise e siga as regras internas, pois esta é uma responsabilidade primária e individual.

5) O direito de expressão está assegurado pela Carta Magna, e ao Fórum Contábeis aplica-se o disposto nas Alíneas IV e IX do 5º Artigo da Lei Fundamental.

6) O problema ocorrido com Sr. Adilson Campos (que alega conhecer implicações legais e metodologias contábeis) em primeiro plano não foi a pergunta, e sim, o seu comportamento, que mesmo após receber orientação considerável de dois profissionais de gabarito, julga as palavras pessoais deles como "lição de moral", não sendo da culpa destes se o consulente quis se adequar a tal situação.

Todavia, todos têm direito de apresentar dúvidas, por mais simples que estas sejam, porém, pedir orientação sobre fatos duvidosos já é observado com graves ressalvas, e percebe-se que geralmente oferecem respostas a esta natureza de pergunta os usuários que são ou novatos ou profissionalmente inexperientes, ou então os sem-critério.

7) Ainda conforme as regras, as mensagens não recomendadas são pelo sistema automaticamente excluídas após 30 dias

Frente a esta situação que abrangeu um considerável número de fatores, recomendo que V. Sa. preliminarmente analise as regras internas e também o andamento do debate para somente após isto opinar por tomar ou não para si as questões de terceiros.

Editado por Ricardo C. Gimenez em 15 de setembro de 2009 às 17:28:28

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

há 15 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 13:55

Meus amigos contadores estava lendo as respostas a minha pergunta e notei muitas criticas de alguns colegas de fórum a meu respeito, que eu não sou um profissional correto e etc.
Vejam bem! Eu apenas trouxe a este conceituado fórum o meu problema, haja vista que imaginava eu que era este o propósito do mesmo, (sanar duvidas e problemas dos seus usuários). Agora se vocês não podem me ajudar tudo bem, apenas digam que não podem ao invés de ficarem me criticando. Que atire a primeira pedra quem de vocês nunca teve que usar o famoso "Jeitinho brasileiro" para ajustar alguma coisa na contabilidade de suas empresas.
Outra coisa que quero deixar bem claro é que quando coloquei meu problema para vocês não citei lá na questão que queria uma maneira ilícita para fazer isto, muito pelo contrario gostaria de saber uma maneira mais lícita e dentro da Lei possível para não ter problemas futuros.
E a respeito da colocação do nosso querido "amigo" Edson da Costa Souza, acho que vergonha é um contador de verdade não saber ajudar uma entidade que vem até a ele solicitar ajuda, isso sim é uma vergonha. Ou você acha que tudo é um "melzinho na chupeta"? na profissão contábil, todos desse fórum (com exceção de você é claro) já devem ter passados por situações semelhantes a minha, como por exemplo, estava eu lendo outros tópicos e lá vi um usuário com um problema de caixa muito auto coisa de R$ 900.000,00, isto ai já é uma situação quase idêntica a minha. Agora vem você me dizer que eu não tenho honra e que sou engraçadinho!, meu amigo acho melhor você rever teus conceitos em, porque contabilidade não é profissão para covarde.
E por fim, peso desculpas aos moderadores e outros usuários do fórum, se feri algum principio do mesmo, haja vista que o meu intuito era apenas de ter a opinião de pessoas mais experientes na área.
Abraços...

EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2 , Controller
há 15 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 14:45

Aos Moderadores peço meu direito de defesa.

Adilson Ap. Campos,

Assim como você expressou sua opinião em nosso fórum, gostaria de complementar dizendo que:

O jeitinho da contabilidade pode ser feita e sempre será feita, mas aquele que honra o tempo em que ficou na faculdade estudando e outros cursos para aperfeiçoamento, entre outras coisas, jamais dará o "Jeitinho Brasileiro" de forma ilícita.

Honra você deveria ter mostrado, se antes de aceitar o trabalho deste "Cliente" tivesse feito um levantamento da situação em que se encontrava e em constatando os erros, NEGASSE o trabalho.

Releia o que nosso sim amigo e moderador Claudio Rufino respondeu sobre seus questionamentos ou mesmo a do nosso amigo Saulo que cita: " Se esta empresa costuma "comprar Notas Fiscais" com vistas a burlar o fisco e pagar menos impostos, deixa bastante clara sua opinião acerca da importância da contabilidade e da responsabilidade do contador implícita no ato, ou seja, simplesmente não lhes dá valor. Na minha opinião (repito) não vale o empenho do contador em orientá-la acertadamente.

Deve ter o Contrato de Prestação de Serviços (se celebrado) imediatamente rescindido e a documentação devolvida.

É (a meu ver) a maneira de respondermos ao descaso demonstrado pela profissão, e de assegurarmo-nos que não seremos responsabilizados em futuro próximo."

Será que todos nós estamos errados ou somos como você diz "COVARDES"?

Um "cliente" que compra NF, não quer que sua empresa ande nos parâmetros da Lei.

Concordo com você quando diz que contabilidade não é profissão pra covarde, que exige coragem do profissional e exige também coragem na hora de dizer um "NÃO ACEITO" para esse tipo de cliente.

Honra não se compra, se conquista e quando vejo um "colega" de profissão aceitar uma empresa que trabalha no lado escuro da ilegalidade (Comprando NF e sabe lá mais o que?), não consigo ver este como herói que quer salvar a empresa, mas como um "sabido" que pode dar um "Jeitinho" nas coisas.

Um covarde não assume uma multinacional de origem Alemã para fazer sua controladoria, pois aqui se exige pulso forte em todos os momentos.

Talvez o fato de trabalhar em uma empresa que tem uma cultura diferente da nossa, onde o que é certo tem que ser preservado e o errado é imediatamente descartado me faça sentir vergonha de contadores como o senhor.

Situações muito complicadas já enfrentei na minha curta vida de contador, mas nem uma delas foi resolvida com jeitinho.

Espero que esse assunto se dê por encerrado.

Saudações.

Editado por Edson da Costa Souza em 17 de setembro de 2009 às 14:57:41

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 16:05

Edson da Costa Souza e Adilson Ap. Campos:

Considerando que ambos já expuseram as opiniões próprias, inclusive com direito a réplica com base em ataques pessoais, doravante será importante que V. Sas. não mais repitam palavras ásperas desta maneira.

Outrossim, visto que o encerramento de um tópico é de competência exclusiva da moderação e/ou direção, não cabendo esta inciativa a um usuário, na qualidade de moderador fecho este tópico porque o assunto desta dúvida já pode ser classificado como esclarecido, pois certamente o Sr. Adilson CAmpos tenha compreendido que os riscos nesta empreitada são grandes demais.

Na certeza de que as Regras do Fórum continuarão a ser seguidas por ambos, agradeço pela atenção dispensada e sobretudo pela cooperação que com certeza será empenhada.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade