x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 577

Faturamento para cliente final

Roberto Samra

Roberto Samra

Prata DIVISÃO 1 , Controller
há 7 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 14:55

Boa tarde,

É recorrente em nosso segmento, que atua na construção civil, tirarmos pedido em nome de um CNPJ, geralmente construtoras, e por mais que comuniquemos o cliente, na hora de faturarmos, após todo o processo entrar em nosso sistema em um CNPJ, o cliente solicita que faturemos para um cliente final, outro CNPJ.

O problema é que emitimos Nota Fiscal de acordo com o pedido de compra, e só ficamos sabendo da necessidade de troca quando ele recebe a Nota original, em seu CNPJ. E solicita para trocarmos pelo CNPJ do cliente final.

Fiscalmente, sei que poderíamos emitir uma devolução e refaturar o pedido para o CNPJ solicitado, porém essa operação deixa margens para autuações.

Comercialmente, é um cliente importante.

Se mantivermos a Nota Fiscal, há também o risco de inadimplência, pois o cliente geralmente alega que o faturamento não deveria ter sido para ele.

Ou, fazendo a devolução, porém sem os eventos de transporte vinculados à Nota Fiscal Original.

Soluções? Discussões?

Agradeço !

Roberto

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 15:12

Roberto, sei bem como é isso. Empresa não quer perder cliente bom, e faz o que ele manda e desmanda. Gerencialmente isso é péssimo. Muito pouco a contribuir, pois a postura seria endurecer a flexibilidade. Creio que se você antes de emitir a Nota, pedir uma confirmação com o cliente, poderá ajudar. No tocante a devolução, não sei no seu estado, mas onde estou - MT, devolução não se faz para pessoa jurídica. O cliente é que tem que devolver, quando tratar-se de PJ. e não há nenhum problema nisso, porque quem esta devolvendo não é você, mas o cliente. veja se isso se enquadra no teu caso.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade