x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.574

Contabilização de ICMS à recuperar de empresas cuja a ativid

KEITE CAETANO

Keite Caetano

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2017 | 16:25

Olá,

Gostaria de uma ajuda, estou contabilizando umas notas fiscais de uma empresa de prestação de serviço de transporte de cargas, e durante essa contabilização há algumas notas fiscais de compra de mercadorias (peças para os caminhões utilizados na atividade), porém na nota há um valor de ICMS.

Minha dúvida é a seguinte essa empresa é do lucro presumido e sei que pode se creditar de ICMS, mas para prestadores de serviço eu não sei como contabilizar, já que essas peças são para uso não para revenda.

Posso contabilizar? Se sim, como?

Desde já agradeço.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2017 | 07:40

Ola Keite

Sim, mesmo que seja para uso, devem ser contabilizadas até mesmo para respeitar o principio da competencia e a tempestividade da informação.

Voce deve verificar se as peças aumentaram a vida util do Caminhão, sugiro a leitura do CPC 27 item sobre peças de reposição ou o ITG 1000 (se for ME ou EPP).

Os lançamentos são os seguintes.
D -Manutenção e Reparos (Desp)
C - Fornecedores

ou

D - Peças de Reposição (AC - Estoque)
C - Fornecedores

Ao utilizar as peças
D - Caminhao (ANC)
C - Peças de reposição

Atente se as peças são de compra esporádicas, ou seja, apenas quando os caminhões estão com problemas, se caso sugiro o primeiro lançamentos.
Se são compras de peças que ficam a disposição sugiro o segundo lançamento.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade