Mariano Carneiro da Cunha Rijo
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom dia! Gostari de saber como estimar a vida util de um bem no ativo imobilizado e Intangil segundo a nova lei das SA ( 11638/07 ) e se possivel dar um exemplo. Obriago!
respostas 4
acessos 4.426
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom dia! Gostari de saber como estimar a vida util de um bem no ativo imobilizado e Intangil segundo a nova lei das SA ( 11638/07 ) e se possivel dar um exemplo. Obriago!
Irineu Luiz Merisio
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Mariano Carneiro da Cunha Rijo
Prezado
A vida útil dos bens do ativo imobilizado já estão definidas pela SRF atraves da IN 162/98 e 130/99, de acordo com a NCM (posição de IPI);
A lei 11638 de 28/12/07, não é a nova lei das S/A, mas sim a alteração e revogação de alguns artigos da Lei 6.404 (176 a 179, 181 a 184, 187, 188, 197, 199, 226a 248) popularmente conhecida como Lei da S/A; e esta não foi revogada.
Se voce tiver algum bem com taxa de depreciação diferente, ou se você quiser utilizar uma taxa diferente das taxas já definidas, voce deve pedir uma perícia do Instituto Nacional de Tecnologia.
sds
Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidadeok! eu questionei porque fui a um curso sobre as alterações da Lei das SA e o professor me disse que o calculo da depreciação e amortizacao não seria o mesmo, ou seja, seria feito de outra maneira. Ate mesmo o auditor me disse que a maneira como vinha fazendo a depreciação e amortizacao iriam mudar a partir deste ano ( 2009).
eu estou contabilizando a depreciação da seguinte forma:
D- desp.depreciação
C- depreciação acumulada
por exemplo se comprei uma mesa de comptudaor de 1000 reias ( tx depreciação 20% )reias em deprecio anualmente 200. O auditor de me disse que este calculo estaria incorreto a partir deste ano.
ele esta errado ou eu estou fazendo corretamento?
Edson da Costa Souza
Prata DIVISÃO 2 , ControllerMariano Carneiro da Cunha Rijo,
Esse assunto vem causando muita polêmica mesmo entre os profissionais de contabilidade.
No entanto, até agora no que sei, nada vai mudar no cálculo da depreciação.
Se algum amigo tiver mais informações que possam me corrigir?
Sds,
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeEdson,
Realmente estou pesquisando sem parar sobre isso, tem lido muito. Estou meio confuso, poqrue ontem li que a depreciação economica de um bem tem que ser feita levando em consideração varios fatores ( mercado,obsolencia...) e isto influi na mudanca da vida util do bem, logico se a empresa fizer um laudo tecnico sobre o desgate do bem mudando a vida util dela o calculo muda. eu acho que a grande questao a ser analisado e se esse estudo dos bens para ver o tempo de retorno do investimento, tempo de desgaste se altera mediante a analises tecnicas e obrigatoria ou não. Posso ate estar errado mais ainda não ouve ninguem que conhece que tem uma resposta clara sobre isso e estou a procurar livros que tratem do assunto se alguem tiver alguma indicação por favor me avise. bom dia e Obrigado
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade