Antonio Gomes
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia colegas
trabalho com contabilidade desde 2000, por 10 anos em um escritório, onde adquiri muita experiencia, para em 2010 abrir meu escritório, já tive funcionários na área fiscal, RH, aberturas e alterações de empresas, hoje, tenho parceiros para aberturas e a parte fiscal e RH eu mesmo faço, devido aos anos adquiri aqui uma sistemática que me permite fazer estes trabalhos tranquilamente, tenho muitos clientes que são PJ e emitem apenas uma nota por mês, Simples Nacional, 4 empresas com folha de pagamentos, enfim, a rotina que tenho desenvolvo os trabalhos e todo a nossa burocracia conhecida, só que cada ano que passa, a rotina da nossa classe sofre muitas alterações, para mais, novos sistemas, novas burocracias, emissões de notas, declarações, multas, uma enxurrada de trabalho a mais todo ano, temos de nos manter atualizados, contratar consultorias, obter bons sistemas contábeis, entrar aqui no portal frequentemente, ai a palestras, cursos etc.
Com toda essa mudança no decorrer dos anos, deveria me sentir valorizado, feliz, ser visto como um profissional de valor no mercado, mas ocorre que vejo o trabalho crescer, as empresas geram uma briga quando falamos de reajuste das nossas mensalidades, gritam quando falamos um preço para alterar ou encerrar uma empresa, ou quando cobramos para ir a algum órgão resolver alguma pendencia etc etc.
os meus honorários, acredito trabalhar em um preço justo, para os que emitem apenas uma nota por mês, não tem funcionários, para as empresas lucro presumido também, tem algumas que não reajusto a uns dois anos, por entender os momentos da empresa, para fidelizar e por estar em um valor razoável, ok, vamos tocando o barco, mas quando analisamos que precisamos reajustar, sempre é um enrosco.
nota nas historias, que antigamente contador, medico e advogado eram respeitadíssimos, ainda somos, mas não como merecemos.
ano passado, um cliente, amigo de longas datas, veio me dizer que tinha um novo sócio e este ia cuidar da parte financeira da empresa e a mensalidade estava muito elevada, que iria trocar de contador, sem negociações, ok, tempos depois, em um encontro casual lhe perguntei da empresa, como estavam indo as coisas, e a contabilidade, esta enviando tudo corretamente, ele me disse, sim, pelo visto sim, não tivemos problemas ate agora, que bom, e o custo melhorou para vocês? se melhorou? pagamos 69,00 por mês. eu cobrava 200,00
69 nem de empresa inativa que eu tenho aqui.
descobri depois que é essa nova contabilidade que esta ai no mercado, hj em dia já é 89 a mensalidade.
fiquei indignado e um tanto revoltado pra falar a verdade, fui ver no CRCsp, que me manda e-mail com fiscalização eletrônica, para mencionar os clientes, quanto cobro, se tem contrato etc e prezam pelos bons serviços contábeis, ai no proprio site do CRCsp tem uma matéria la sobre esse tipo de contabilidade, no meu entendimento, pra eles, normal.
aqui também vi matérias sobre, uma dizendo que temos de nos aprimorar para essa sistemática, não consigo concordar com isso, investir no meu escritório buscar parceiros, ter um site com inúmeras funcionalidades e cobrar 80,00 de mensalidade, não estudei e trabalho nessa área pra isso, não acho isso nem um pingo justo.
se hoje tenho 40 clientes, vou ter de ter 150 para ganhar algo justo.
enfim, me sinto desvalorizado e ainda essa empresa recentemente ganhou prêmios pelo seu trabalho,
desculpem o desabafo