
Bernard Xavier
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Pessoal, boa tarde, tudo bem?
Tentei buscar em outros tópicos antigos, e não vi nada que responda 100% minha dúvida.
Uma empresa que está no lucro real, não possui um controle de custeio apurado, ou seja, não fazem absorção de custos de importação, por exemplo, reconhecendo tudo no resultado. No entanto, a contabilidade que era feita por uma empresa terceirizada, fazia o reconhecimento do CPV na fórmula básica de estoques. (EF = EI+C-baixa).
Agora, vou aplicar de forma correta, via custo médio, controle de kardex, etc. Esse método que está reconhecido atualmente, acredito que o CPV não está correto, dando uma distorcida na margem. O sistema também ajudará na parte de absorção (até pq os custos relacionados a importação entendo que só devem transitar no resultado quando a venda do produto - junto ao CPV).
Qual seria a maneira mais correta de iniciar isso? Dentro do sistema criar como se fosse versão B de cada produto, reiniciar um estoque de cada um, e esperar zerar o que já estava antes (com esse custo errado)?
Vi muito falando em ajuste de valor total, mas minha preocupação é o custo unitário que está dentro do estoque, que provavelmente será diferente. Não sei se está errado manter o código do item e refazer os novos lançamentos e esperar com o tempo o custo se normalizar (com as respectivas novas aquisições e baixas).
Conto com a ajuda de vocês.
Obrigado, Bernard.