x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 3.732

utilização de conta correta

LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 10:46

Bom dia!!

Eu tenho uma empresa que trabalha com coletas de baterias, celulares e acessorios que não se utiliza mais.
Vamos denominar minha empresa como Alpha. Essas baterias entram na Alpha sem custo algum.
A Alpha tira uma nota de entrada com o CFOP 1949 (Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada) e discriminação dos produtos "sucatas p/ venda". Essas entradas não podem ir pro balancete como fornecedores correto??pois Alpha não vão pagar por essa sucata, não irá gerar custo. A nota indica apenas a entrada da sucatas na Alpha para que se ela se encaregue de dar um fim ecologicamente correto. Em qual conta posso lançar essa entrada????

Desde já agradeço a atenção.

Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 11:15

Bom dia Luizelene,

O que podemos entender por "fim ecologicamente correto"?

Esta informação é importante porque permitirá que alguém responda à seu questionamento de forma a corresponder às suas expectativas.

...

há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 11:28

Oi Saulo,

Olha é um pouco complicado pra mim também explicar, pois iniciei a pouco tempo a contabilidade desta empresa e ainda estou pegando o "jeitão"da coisa, por isso qu e me surgiu mais essa dúvida.
Bom, mas de acordo com as suas notas de saída ela vende essa sucata para indústrias químicas que tem como missão cooperar com a preservação do meio ambiente através do reprocessamento e da destinação final de resíduos industriais, pilhas e baterias, resíduos tecnológicos para a produção de óxidos e sais metálicos.

Pelo que eu tenho visto aqui de lançamento do 1949, deveria ser lançado nas contas de compensação, porém mais dúvidas me surgiram, pois será uma remessa que não terá retorno concorda??depois ela vai ser vendida....teria q usar o 5949 e informar que é faturamento???

Espero que tenha entendido um pouco melhor...

Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 15:41

Luizelene

A sua operação tá meio complicada: se entendi, vc vende um produto que não tem custo nenhum; mas vc tem a entrada desta "mercadoria", que a meu ver não seria lançada em contas de compensação, pq neste caso das contas de compensação, vc tem a entrada e saida, ou remessa e retorno, ou de terceiros ou em poder de terceiros.

se a mercadoria vai ser vendida, vc não pode usar o CFOP 5949 porque este é usado para "outras saida não especificadas"; a sua saida já está especificada na listagem de CFOP, que é venda, ou seja, seria o CFOP 5.102 ou 6.102

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br

há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 15:51

Boa tarde Irineu,

é compicado mesmo, pq a empresa faz diversas coisas....

mas uma delas é a venda de sucata....vou poder utilizar entao o cfop 5.102 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros) nas vendas de sucata???? ela nao comprou pra revender.....entrou na empresa pra ela dar destinaçao (no caso a venda)....

agora nao sei como lanço a entrada nem a saida....

pq como vc mesmo disse:

"pq neste caso das contas de compensação, vc tem a entrada e saida, ou remessa e retorno, ou de terceiros ou em poder de terceiros"

pq se eu fosse lançar a entrada na compensaçao ativa como faria na passiva....essa é minha grande duvida....como vou lançar as entradas se não pago por elas...não pode ser no fornecedor.....

help me please!!!!!

FICAREI ON LINE

Editado por Luizelene Silvia Rosa de Moraes em 18 de setembro de 2009 às 15:52:27

Luizelene Moraes

há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 17:12

Boa tarde Julyendreson!!

Na maioria das vezes cobra pra coletar (serviços prestados), depende do contrato que ela fecha com o cliente.
A coleta funciona da seguinte maneira: urnas são colocadas nos locais (pontos de venda de celulares) e depois tem o funcionários que vai lá e retira as urnas. A reciclagem não é a minha empresa que faz. Aí que entra a prestação de serviços. A obrigação da minha empresa é de destinar a sucata para um fim ecológicamente correto, ou seja, ela venda para as empresas de reciclagem. Como mencionei acima a coleta as vezes não é cobrada, pois apenas é depositada a urna nos pontos e quaquer pessoa pode deixar lá baterias, celulares, carregadores, enfim diversas sucatas. Mas a empresa que possui a urna em seu ponto, paga pra minha empresa dar o fim ecologicamente correto...

entendeu???é meio dificil né....rss..

olha os cnaes q a minha empresa possui, pois essa é apenas uma de suas atividades:

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
49.30-2-02 - Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
49.30-2-01 - Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
52.50-8-03 - Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo
52.50-8-04 - Organização logística do transporte de carga
70.20-4-00 - Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
46.87-7-03 - Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos
52.11-7-99 - Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
95.12-6-00 - Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
47.51-2-00 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática

Percebe que ela tem o CNAE 46.87-7-03 - Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos

uma das minhas duvidas: lanço essa venda de sucata 5949 ou 5102 mesmo??? é q não sou eu quem faz o fiscal, faço a contabilidade, porém quero ter meios de questionar esses lançamentos com a pessoa q faz o fiscal....

Editado por Luizelene Silvia Rosa de Moraes em 18 de setembro de 2009 às 17:15:22

Luizelene Moraes
Julyendreson Marques Ferreira de Sousa

Julyendreson Marques Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 17:24

Luizelene,

Bom, como você não compra, logo você não tem estoque. Mas no caso de prestação do serviço, os lançamentos contábeis você sabe qual é, certo?

Mas voce vende o que você coleta, então você tem receita de venda. E toda essa receita será tributada.

Bom, Eu utilizaria 5949 - Outra Saída de Mercadoria ou Prestação de Serviço não especificado. Nunca vi uma situação igual, mas lendo o que postou, creio que essa seja a melhor maneira.

Tá add.

Editado por Julyendreson Marques Ferreira de Sousa em 18 de setembro de 2009 às 17:25:05

Julyendreson Marques

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade