x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.128

Venda de imóvel a longo prazo

Sonia Cavinatto

Sonia Cavinatto

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 13:56

Boa tarde a todos,
Preciso de ajuda urgente.
Estou fazendo a contabilidade de uma empresa, que vendeu um imóvel que encontrava-se na conta: "AC- Imóveis destinados a venda" , sendo que uma das atividades da empresa é a compra e venda de imóveis próprios CNAE:6810-2/01. Muito bem, vendeu e recebeu a vista uma parte do pagamento, sendo que o valor restante será pago em unidades residenciais que o comprador irá construir. Isso a longo prazo, muito longo...
Gostaria de saber como devo efetuar esse lançamento.
Desde já agradeço!

Tópico movido por Wilson Fernando de A. Fortunato para esta sala em 18 de setembro de 2009 às 14:40:32.

Sonia Cavinatto

Sonia Cavinatto

há 15 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2009 | 23:51

Boa noite,
Creio que não fui muito clara na exposição do meu questionamento. Como dito na mensagem anterior, o bem destinado a venda não integra o Imobilizado, encontra-se em uma conta do AC denominada: Imóveis destinados a venda - sendo uma "mercadoria - produto ". Vendeu o bem a prazo e,sobre valor da entrada foi calculado os tributos, como valor restante será pago daqui a 5 ou 6 anos, através de imóveis que o comprador construirá, o que eu na realidade gostaria de saber é se posso, ou devo, apurar os impostos na data do respectivo recebimento, ou se devo calcular sobre o valor total da venda, a saber:

Venda do imóvel ( terreno )pelo valor total de: R$ 3.436.132,00
Em 01/09 recebeu 30.000,00
Em 02/09 recebeu 30.000,00
Em 03/09 recebeu 100.000,00
Em 04/09 recebeu 190.000,00
Em 05/09 recebeu 245.983,44
Em 06/09 recebeu 100.000,00
Em 07/09 recebeu 100.000,00

Num Total de R$ 798.983,44, sendo que sobre cada parcela recebida no respectivo mes foi apurado e recolhido os impostos.
Sobre o saldo de: R$ 2.637.148,56 como faço para pagar os impostos na data do recebimento, ou teria que ter apurado na data do lançamento do contrato?
Agradeço desde já!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 08:31

Bom dia, Sônia

Entendo que a demora da solução de sua dúvida se prende muito mais à sua forma de expressão do que à falta de detalhes:

Postada Sexta-Feira, 18 de setembro de 2009 às 13:56:19

Boa tarde a todos,
Preciso de ajuda urgente
(grifo meu)

É claro que o detalhamento de sua dúvida melhorou bastante o teor de seu texto, porém, o que geralmente inspira apatia às respostas é a solicitação de respostas com urgência.

Observemos que Fórum Contábeis, um portal extremamente sério e profissional, é de acesso gratuito e as respostas são formuladas voluntariamente pelos participantes que dominarem o assunto, sendo incompatível a estes propósitos (voluntarismo e gratuidade) solicitar respostas com rapidez, urgência ou coisas do gênero.

No intuito de auxiliá-la, recomendo a análise do conteúdo deste site.

Se as dúvidas persistirem, pergunte novamente.

Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Sonia Cavinatto

Sonia Cavinatto

há 15 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 14:30

Boa tarde, Ricardo!

Agradeço pela indicação do site, foi muito proveitosa a leitura, apesar da empresa em quetão não se tratar de uma construtora nem tampouco realizar empreendimentos, mas saber não ocupa espaço, não é mesmo!
Aproveito também para agradecer a dica sobre o termo "urgência" e me desculpar.
Sou nova no forum e tenho visitado diariamente e, vocês estão de parabéns.

Obrigada!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade