x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.388

Contabilização NF hospitais

Ana Lúcia

Ana Lúcia

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 11:34

Bom dia , estou em ddúvida na contabilização das NF's de serviço de um Hospital, que é lucro presumido. Como contabilizo o seguinte exemplo, lançamento por lançamento, p/ eu entender:
Valor da NF - 105.656,30
IRRF - 1.584,84 (-)
PIS - 686,77 (-)
Cofins - 3.169,69 (-)
CSLL - 1.056,56 (-)
Total retenções federais - 6.497,86

Iss retido - 2.113,13

Desconto incondicional - 1.492,13 (-)

Valor líquido a pagar: 95.553,18

E o hospital tem q reter INSS nas NF´s? é q eles não estão retendo e o que isso pode acarretar?

Alguém pode me ajudar?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 14:19

Olá Ana Lúcia!

Eu presumo que seu cliente é o Hospital e você quer contabilizar a receita do mesmo, vamos lá:
1. Contabilização do faturamento;
D - Clientes ou Duplicatas à receber (AC)
C - Prest. Serviços Hospitalares (CR)......... 105.656,30

2. Retenção dos impostos;
D - IRRF à Recuperar (AC)........ 1.584,84
D - PIS à Recuperar (AC).......... 686,77
D - COFINS à Recuperar (AC)... 3.169,69
D - CSLL à Recuperar (AC)....... 1.056,56
D - ISS à Recuperar (AC)......... 2.113,13
D - Descontos Concedidos CR). 1.492,13
C - Clientes ou Duplicatas à receber (AC)

3. Pelo recebimento da duplicata;
D - Caixa/Bancos (AC)
C - Clientes ou Duplicatas à receber (AC) ..... 95.553,18

Os impostos são recuperáveis e quando da apropriação dos mesmos impostos no faturamento mensal pelo Lucro presumido (que você citou) deve-se fazer a compensação do saldo à recuperar, debitando a conta à recolher e creditando a conta à recuperar, sobrando assim, o saldo à recolher no passivo circulante.

O INSS é retido somente em casos de Prestação de Serviços por cessão de mão de obra ou empreitada, veja matéria no link abaixo:

http://www.portaltributario.com.br/guia/inss_retencao_11.html

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ana Lúcia

Ana Lúcia

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 16:56

Boa tarde Gilberto,
Muito obrigada por sua ajuda! Mas se não for muito incômodo, vc pode me ajudar em mais uma questão? Neste mesmo exemplo de NF ainda tem mais uma informação no campo Valor do ISSQN / substituro triburário no valor de 2113,13. Eu não entendi bem isso, já que na mesma nota tem tbém a informação de ISSQN retido no mesmo valor. Vc pode me ajudar a entender como devo proceder na contabilização?
Desde já agradeço pela atenção.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 07:51

Bom dia Ana Lúcia!!

Pelo que você postou, foi descontado também o ISSQN junto com os demais impostos, é porque houver retenção e sendo assim não vejo mais nada para ser adicionado. Muitos casos o ISSQN já vem embutido no valor dos serviços e não sofre retenção.
Agora, por ser um imposto municipal, algumas prefeituras tem tratamento diferenciado de acordo com a atividade podendo ser fixo ou variável, retido ou não na nota fiscal.
Desconheço a figura do substituto tributário para o ISSQN, mas você pode entrar em contato com o Depto Fiscal da Prefeitura local e pegar maiores informações, bem como na Legislação Tributária do Município.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade