Prezado Fernando, Boa Tarde!
Em 2007 a contabilização desse leasing estava sendo feita corretamente, pois a lei permitia que todo pagamento de Leasing, podendo ele ser Operacional ou Financeiro, fosse contabilizado direto no resultado.
D - Despesa
C - Caixa ou Banco
Em 2008 depois da lei 11.638/07 esses lançamentos foram revogados. Atualmente, Leasing Financeiro é Lançado em IMOBILIZADO, e Leasing Operacional como Despesa.
Já o Leasing Operacional continua sendo contabilizado como Despesa. Lei a Resolução CFC nº 1.159/2000, item 39.
Vale Ressaltar ainda que você não deve contabilizar Leasing no Imobilizado ou na Despesa pelo o que diz o contrato não. A Essência precisa prevalecer sobre a forma.
A classificação como "Arrendamento Mercantil Financeiro ou Arrendamento Mercantil Operacional" depende da essência da transação e não da forma do contrato. A sua classificação é feita no início do Arrendamento Mercantil. (Lei o Art. 1.157/2009, item 62)
Ex: Você compra um Veículo para sua empresa. Esse Veículo é feito em Leasing Operacional, porém, todo gasto e toda despesa é sua. Nesse caso, você não deve contabilizar como despesa (conceito de Leasing Operacional), e sim como Imobilizado, pois os riscos inerentes ao bem são seus (Conceito de Leasing Financeiro).
Por favor, lei o que diz o CPC nº 06/2008
Abraços!
Editado por Julyendreson Marques Ferreira de Sousa em 22 de setembro de 2009 às 15:41:49