x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 29.333

Capitalização de Juros - Ativo Imobilizado

LIDIANE PIEDADE DE ALMEIDA

Lidiane Piedade de Almeida

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 15 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 13:28

Boa tarde a todos !

Por favor alguém pode me ajudar, é a primeira vez que vou contabilizar um "Ativo que estava em Andamento" e para construir esse ativo a empresa contraiu um empréstimo, do qual resultou a capitalização de juros.

1_) Como fica o lançamento da capitalização dos Juros ? Devo ativar juntamento com o valor do bem ?

2_) Devo contabilizar em que conta, para efetivar a amortização ?

Aguardo ajuda, desde já agradeço !

Romeu

Romeu

Iniciante DIVISÃO 3 , Auditor(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 16:59

Lidiane,

Os juros devem ser lançados na mesma conta do bem adquirido até o momento em que este entrar em operação, posteriormente será despesa.

Cabe lembrar que a capitalização dos juros como custo do ativo, deve ser de empréstimos/financiamento captados diretamente para aquisição destes.

LIDIANE PIEDADE DE ALMEIDA

Lidiane Piedade de Almeida

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 15 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 17:21

Romeu,

Muito obrigado pela resposta.

Mas me diga posso incluir os juros de empréstimo para construção do Ativo no custo de aquisição do bem ? e este será depreciado juntamente com o ativo ?

E o seguro de risco, enquanto o imobilizado estiver sendo construido será capitalizado como custo também ? e depreciado juntamente com o ativo ?

Romeu

Romeu

Iniciante DIVISÃO 3 , Auditor(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 17:59

Lidiane,

Os juros podem sim ser incluídos no custo de aquisição e depreciados com o ativo. No caso de gastos com seguros, com exceção de seguros de processos de importação de bens do imobilizado, não devem incorporar o custo de aquisição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade