x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 17.802

Aquisição de um portão.

Daniel B.

Daniel B.

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 15:22

Prezados senhores, estou com uma dúvida:

Um cliente do setor de transporte de cargas, adquiriu três portões para colocar no imóvel próprio da empresa, pelo valor de R$ 5.020,00 com NF. Sei que é absurda esta questão mas devo efetuar o lançamento como Ativo Imobilizado (ANC) ou Conservação de Imóveis (CR) ?

Minha opinião: Lançar como Conservação de Imóveis visto que a empresa não precisava de tal troca, mas sim por estética e padronização. (pensamento baseado na teoria "essência sobre a forma" - Porém não tenho certeza). Necessito da ajuda de vocês para efetuar o lançamento corretamente.

Obrigado.

Daniel B.

Julyendreson Marques Ferreira de Sousa

Julyendreson Marques Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 15:29

PRezado Daniel, Boa Tarde!

Isso mesmo, utilize sempre o princípio da Essência Sobre a Forma. Se você acha que deve ser contabilizado no imobilizado, assim o faça. Mas se você acha que deve ser considerado como Despesas de Conservação de Imóveis, faça o registro. Você como contador é quem tem que dizer se esse bem se considera um imobilizado para a empresa, ou se é despesa. Hoje mais do que nunca temos que usar o Princípio da Essência sobre a Forma.

Para você o que pode ser uma despesa, para muita gente pode ser considerado um imobilizado.

Se esse portão novo que foi comprado, fosse para substituir um antigo, eu também lançaria como Despesa.

ESSÊNCIA SOBRE A FORMA!

Abraços!

Julyendreson Marques
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 22:29

Boa noite Daniel,

Raciocínio correto e irretocável.

Entretanto, tenha em conta que você está "misturando" as normas ou práticas contábeis brasileiras com as internacionais.

Uma vez adotados os conceitos e normas trazidas pela Lei 11638/2007 terá que fazê-lo por completo e não apenas neste aspecto.

...

Editado por Saulo Heusi em 22 de setembro de 2009 às 23:50:42

Daniel B.

Daniel B.

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2009 | 10:22

Sr. Saulo, muito obrigado.

Entendo vosso comentário diante da complexidade ao utilizar as normas internacionais.

Estarei analisando este aspecto.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade