
Cynthia Narkunas
Bronze DIVISÃO 5 , Analista FiscalBom dia à todos!!
Estou com um cliente que ingressou este ano no escritório. Ele opera com regime de caixa na apuração do SN há dois anos (2016/2017), e nos anteriores optou pelo regime de competência. Analisando as DEFISs dos anos anteriores, as informações estão todas inconsistentes!
Em relação do período sob o regime de caixa, estoque inicial e final estão zerados, saldo em cx/banco inicial e final também estão zerados, porém, consta o total de aquisições de mercadorias para comercialização (que ainda preciso apurar se bate com o tal de entradas). Afora....o total de despesas igualmente está zerado.
Com a proximidade da declaração, consulto e questiono aos colegas mais experientes qual sugestão abordar para a DEFIS deste ano. A RFB recebe a informação, mensalmente, desde a opção pelo regime de caixa, do quantum recebido pelo cliente. Igualmente, há funcionários registrados, e há despesas, não só da contratação, mas as operacionais.
Dada a delicadeza da questão, qual o melhor passo a seguir? Retificar 2016/2017 e confeccionar corretamente 2018?
Não vejo lógica nem estratégia na confecção das informações anteriores.Receio que isso possa chamar a atenção, pois serão inclusos valores que foram omitidos. Há de se considerar também que há movimentação bancária que não irá condizer com os valores, ainda que retificados.
Agradeço a preciosa colaboração/orientação.
Abs.