x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 953

Rafaela do Socorro Lira

Rafaela do Socorro Lira

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Financeiro
há 16 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 11:11

Boa tarde!
Tenho uma pequena empresa de MINERAÇÃO BOM SINAL com três (3) sócios e estamos na fase Pré-Operacional e nesta empresa existem 2 projetos 'A' e projeto 'B' são pequenos projetos.
Agora estamos criando uma nova empresa a MINERAÇÃO OURO VERDE com os mesmos sócio da mineração Bom sinal e outro sócio novo que vai entrar com novo capital e gostaríamos de saber o seguinte:
1 - Podemos transferir parte do ativo diferido da MINERAÇÃO BOM SINAL para nova empresa MINERAÇÃO OURO VERDE e como fazemos isto contabilmente? Já que estamos vendendo parte do Projeto 'A'
2 - Quanto ao Imobilizado podemos também transferir parte para nova empresa?
3 - Temos contrato de arrendamento de área que pagamos mensalmente e está provisionado em arrendamentos a pagar, como podemos transferir este para nova empresa?
4 - Os funcionários da Mineração BOM SINAL temos que fazer a rescisão deles ou a nova empresa MINERAÇÃO OURO VERDE assume todos os diretos e obrigações dos funcionários? Contabilmente como seria este lançamento? Férias/13º Salário e Encargos a pagar como fazer este lançamento?
5 - Qual o documento suporte para validar estas transferência de uma empresa para outra contabilmente falando?
Grata,
Rafaela Lira.

EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2 , Controller
há 16 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 11:36

Rafaela do Socorro Lira,

Bem vinda ao Fórum.

Pelo que entendi, trata-se de duas pessoas jurídicas distintas, certo?

A Bom Sinal está em fase pré-operacional? Não deu início as atividades?

Se trata-se de duas empresas distintas, não pode acontecer transferência de ativo que não seja por Venda ou doação.

Os funcionários também tem que ser desligados da Bom Sinal e Contratados pela Ouro Verde.

Seria bom você explicar melhor a situação. Isso me parece com questão acadêmica, não é?

Sds

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Rafaela do Socorro Lira

Rafaela do Socorro Lira

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Financeiro
há 16 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 15:58

Caro Edson Souza,

Não se trata de questão acadêmica, é uma realidade que estou vivenciando.
As empresas são distintas,mais irão pertencer ao mesmo grupo econômico com os mesmos sócios.
A empresa Bom Sinal já está sendo criada para iniciar as atividades no dia 01/10/09.
Por se tratar de mesmo grupo econômico eu acho que devemos somente transferir os funcionários.
Estou com dúvida quanto a legislação.

Grata,
Rafaela

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies