x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.481

Vendas bens ativo imobilizado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 10:14

Bom dia Cleyton,

As empresas optantes pela sistemática do Simples Nacional deverão apurar ganho de capital mediante a incidência da alíquota de 15% sobre a diferença positiva entre o valor da alienação e o custo de aquisição do bem ou direito diminuído, quando for o caso, da depreciação, amortização ou exaustão acumulada, ainda que não mantenha escrituração contábil.

Para esse efeito, a Pessoa Jurídica optante pelo Simples Nacional que não mantiver escrituração contábil deverá comprovar, mediante documentação hábil e idônea, o valor e data de aquisição do bem ou direito e demonstrar o cálculo da depreciação, amortização ou exaustão acumulada.

Recolhimento do Tributo

O imposto de renda apurado deverá ser pago até o último dia útil do mês subseqüente ao da percepção dos ganhos. O seu recolhimento será efetuado ao Tesouro Nacional, por meio de DARF comum, com utilização do código de receita 0507.

O ADE Codac N° 90/2007, instituiu o código de receita do DARF em relação ao ganho de capital para as empresas optantes pelo Simples Nacional, a ser utilizado a partir de dezembro de 2007.

...

Beatriz Castro

Beatriz Castro

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 17:01

Boa tarde, estou com uma dúvida sobre baixar um bem do ativo imobilizado.É que este bem é um equipamento médico que quando comprado foi feito leasing e terminou o leasing em julho/2009 e em setembro/2009 a empresa trocou o equipamento dando o velho como parte do pagamento e fazendo outro leasing, como faço para baixar o equipamento foi adquirido por 65.000,00 e agora foi vendido por 45.000,00?na verdade ele esta lançado no ativo como imobilizado em andamento nem chegamos a fazer a depreciação?

DOUGLAS

Douglas

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 15 anos Domingo | 27 setembro 2009 | 12:55

Lendo a apergunta da BEatriz, fiquei em duvida: Quando temos um Leasing de equipamento, ele vai ser lançado no imobilizado somente quendo foi quitado complentamente? correto??? ate que isso nao aconteça, as parcelas pagas eu lanço no imobilizado em andamento, e quando for quitado todo, lanço no imobilizado e dai sim começo a fazer a deprecaição???? correto meu raciocinio???

Analista Fiscal.
Bacharel em Ciências Contábeis.

MSN: douglasz_cco@hotmail.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: