Fabio
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Senhores colegas contadores, boa tarde
Nos últimos 02 anos comecei a ter sérios problemas em relação aos clientes sobre o envio dos documentos para a contabilização, principalmente quanto ao extrato bancário e o boletim de banco, o qual possui as especificações de cada lançamento do extrato bancário para identificarmos o fato contábil para confrontarmos com os documentos fiscais ou hábil e realizarmos o respectivo lançamento. De forma lógica e sequencial, os documentos são nossa matéria prima e sem eles não encerramos o balanço. Como esta ocorrendo o acumulo de balanços não encerrados, irei alterar o procedimento, realizando o encerramento com as informações e documentos enviados e coletando a assinatura na carta de responsabilidade, conforme previsto em nosso Contrato de Prestação de Serviços Contábeis. Em relação aos créditos bancários não identificados, que normalmente são recebimentos sem a nota fiscal emitida, lançarei em adiantamento de clientes e em relação aos débitos não identificados, serão retirada de lucros, quando há lucro e em último caso, como empréstimo realizado aos sócios.
Peço aos senhores opiniões e comentários e se em seus escritórios vocês estão realizando este procedimento de contigência ou qual a sugestão, pois na grande maioria estes clientes são tributados pelos Simples Nacional e chega uma hora que nos cansamos de enxugar gelo e que cada parte cumpra as suas responsabilidades e arque com as consequências, pois creio que este problema seja recorrente.
Obrigado senhores colegas.
Fábio