
Elaine Cristina Dias Simões
Bronze DIVISÃO 2Bom Dia
No final do exercício e correto usar a conta de lucros acumulados ou reserva de lucro ,e como deve ser feita a excrituração
respostas 5
acessos 61.396
Elaine Cristina Dias Simões
Bronze DIVISÃO 2Bom Dia
No final do exercício e correto usar a conta de lucros acumulados ou reserva de lucro ,e como deve ser feita a excrituração
Douglas Jr.
Prata DIVISÃO 4 , Analista FiscalDe acordo com a resolução CFC 1.157/2009, a obrigação da conta de Lucros Acumulados não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações, e não às demais, e para os balanços do exercício social terminado a partir de 31 de dezembro de 2008. Assim, saldos nessa conta precisam ser totalmente destinados por proposta da administração da companhia no pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral ordinária.
Essa conta continuará nos planos de contas, e seu uso continuará a ser feito para receber o resultado do exercício, as reversões de determinadas reservas, os ajustes de exercícios anteriores, para distribuir os resultados nas suas várias formas e destinar valores para reservas de lucros.
Os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados a partir do mês de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, não estão sujeitos à incidência do imposto na fonte, nem integram a base de cálculo do imposto do beneficiário, pessoa física ou jurídica, domiciliado no País ou no exterior (Lei nº 9.249, de 1995, art. 10).
Para contabilizar esta distribuição em empresas, teríamos os seguintes lançamentos:
Pela provisão do lucro a distribuir:
D- Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido)
C- Lucro a distribuir aos sócios (Passivo Circulante)
Pelo pagamento dos dividendos propostos:
D- Lucros a distribuir aos sócios (Passivo Circulante)
C- Banco – Disponibilidades (Ativo Circulante)
Caso a empresa tenha destinado o lucro do exercício para conta de reserva, poderá adotar o seguinte lançamento:
D- Lucros do Exercício (Patrimônio Líquido)
C- Reserva de Lucros (Patrimônio Líquido)
Pela provisão do lucro a distribuir:
D- Reserva de Lucros (Patrimônio Líquido)
C- Lucro a distribuir aos sócios (Passivo Circulante)
Pelo pagamento dos dividendos propostos:
D- Lucro a distribuir aos sócios (Passivo Circulante)
C- Banco – Disponibilidades (Ativo Circulante)
Vagner Chaves Porto
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeOlá a todos.
Estou com a seguinte duvida.
Tenho um empresa do simples nacional, e essa empresa tem um prejuízo acumulado 270.000,00.
Chegando em 2017, finalizado o exercício a empresa deu um lucro de 60.000,00.
O que eu faço geralmente pego esse lucro de 60.000,00 baixo contra o meu prejuízo. O meu prejuízo acumulado fica sendo 210.000,00 em 2017.
Mais caso não queria fazer dessa forma. Dos 60.000,00 de lucro quero deixa uma parte em reserva de lucro. Exemplo do 60.000,00 de lucro. 30.000,00 deixo em reserva de lucro e os outros 30.000,00 e baixo do meu prejuízo acumulado. Eu nunca fiz dessa forma.
Quero saber se existe essa possibilidade contabilmente.
Desde já agradeço
Fico no aguardo.
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddeboa tarde !
Vagner,
Não é possível fazer dessa forma, primeiro você tem que amortizar todo o prejuízo acumulado para depois constituir as reservas (Lei. 6.606/76).
Vagner Chaves Porto
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeAnderson obrigado pela ajuda.
So mais uma duvida.
A empresa tem o prejuizo acumulado 270.000,00.
Chegando em 2017, finalizado o exercício a empresa deu um lucro de 60.000,00. e tenho 9.000,00 para fazer a distribuição de lucro.
Posso fazer a distribuição dos 9.000,00. vendo que a empresa de lucro no ano de 2017. e os 51.000,00 do lucro jogo contra o meu prejuízo acumulado.
Quero saber se certo fazer isso dessa forma.
Desde já agradeço
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddeboa tarde Vagner!
Enquanto a empresa tiver prejuízos acumulados de maneira alguma poderá distribuir lucros de maneira isenta, ou seja, todo o lucro que a empresa vier a ter deverá ser usado para absorver os prejuízos acumulados.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade