x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.760

Dúvida Lançamento Contabil: Salario Habitação

Fabricio Pereira Shimabuku

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 14:41

Olá pessoal!

Antes de criar este tópico eu fiz uma busca intensa no fórum para encontrar algum tópico relacionado que pudesse responder a minha dúvida, mas infelizmente não obtive muito sucesso.

Estou fazendo o curso técnico de contabilidade e trabalho no Departamento Pessoal de um escritório contabil aqui em minha cidade, neste último mês recebi uma folha de pagamento que constava o "Salário Habitação", que até então, tinha total desconhecimento.

Após me informar sobre este salário tive uma imensa dúvida de como deveria proceder no seu lançamento contábil.

Segundo minhas pesquisas descobri que o salário habitação seria uma espécie de gratificação concedida aos funcionários que residem no local onde trabalham. Gratificação pois, segundo a pesquisa, o salário habitação NÃO INCORPORA ao salário normal do funcionário, pois ele é creditado e descontado dos vencimentos do empregado.

(Por favor peço para que corrijam minha afirmação acima caso tenha me equivocado com a conclusão :) )

Então partindo da pesquisa e para exemplificar melhor, vamos levar em consideração a seguinte situação ficticia citada no material em que fiz a pesquisa: "Um zelador que receba um salário base de R$594,00, levando que consideração que a Convenção Coletiva da categoria estabelece que a Aliquota do salário é de 33% sobre o salário base do empregado, concluimos que o valor do salário habitação devido é de R$196,02"

Então nessa primeira etapa do lançamento deveria lança-lo da seguinte forma:

D - Salario Habitação
C - Salarios a Pagar
(?)
ou
D - Salarios
C - Salarios a Pagar

No holerith do empregado é observado que o salário habitação também é descontado só que em valor menor (O valor é o mesmo, porém foi recolhido o INSS) No caso do exemplo acima, haveria o recolhimento de 11% do Inss -> R$ 21,56 e o desconto seria de: R$ 174,46

Devo lançar de que maneira?
(?)
D - Salários a Pagar
C - Salario Habitação

Desde já agradeço a atenção e colaboração. Desculpe eventuais transtornos...

=) até mais!

PS: Não entendo o motivo de ser descontado 11% de Inss como mostrado no exemplo, não sei se está correto esse desconto de INSS. Em todo caso para evitar problemas apenas extrai o exemplo na íntegra do material da pesquisa.

Email: [email protected]

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." - Platão
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 16:48

O salario habitação não é um valor recebido pelo funcionário de condominio. Refere-se de um valor proporcional ao salario que irá constar, no mesmo motante, tanto dos proventos quanto dos desconto da folha de pagamento. Ele só é considerando como integrante dos proventos para efeito do recolhimento das verbas previdenciarias.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade