x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.775

Igreja - livraria e cantina

Ana Julia Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 19:23

Boa noite, amigos.

Uma pequena igreja evangelica, que busca melhores condições financeiras para manter-se firme na obra do senhor, está criando dentro da sua igreja dois departamentos - livraria e cantina.

Estou um pouco confusa se devo contabilizar a receita da livraria e da cantina como operacional ou não operacional.

A livraria só terá artigos evangelicos. O que faz parte do objetivo da igreja que a a divulgação da obra de Deus.

E a cantina?!!

Desde já agradeço.

A Paz!

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Sábado | 3 outubro 2009 | 08:00

Eu sempre acho que muitas perguntas não são respondidas pelo fato de não serem entendidas. Por isso vou refazer minha pergunta.

Muitas igrejas tem cantina e livraria. Alguém sabe como é feita a escrituração?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 3 outubro 2009 | 10:09

Bom dia Ana Julia.

Se a natureza de tais livros forem, e somente se, de apoio ao objetivo da Igreja constante no estatuto e quando digo objetivo, quero dizer, apoio a propagação do evangelho de Jesus Cristo, sem objetivar lucro, será contabilizada como operacional não sendo portanto tributada.

se porém a natureza das publicações forem estranho ao objetivo de um templo religioso, que é propagar o Evangelho, a receita de tais publicações, será classificada como não operacional, sendo tributadas tanto pelo imposto de renda como pelo ICMS quando for ocaso.

Já no caso da cantina. Se pertencer a Igreja, a receita de tal atividade terá o tratamento de não operacional e tributada normalmente como qualquer empresa. Se pertencer a terceiros, a Igreja não tem nada com isso, mas nesse caso se faz necessário um contrato de locação que autorize o funcionamento da cantina dentro da Igreja.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade