x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 479

Justificar na contabilidade pagamento de parcelas de impostos quando a empresa está inativa.

WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 9 abril 2018 | 14:51

Boa tarde amigos contadores! Como faço para justificar na contabilidade de uma cliente os pagtº(s), de parcelamentos de dívidas oriundas de retificação de IRPJ dos últimos 5 anos antes do ano que ela iniciou a inatividade (2015) e permanece nesta situação até hoje (15.03.2018)? Fui orientado a informar apenas as declarações de inatividade que a partir de 2016 foi substituída pela DCTF que neste sentido faço a DCTF inativa. Minha dúvida é a pergunta que foi feita na frase inicial, tendo em vista que ela está sem movimento até hoje? Um detalhe interessante ela está conseguindo manter em dia estes pagamentos do parcelamento porque o seu cônjuge lhe dar este dinheiro para pagar as parcelas que no total foram 60 parcelas de em média R$ 850,00 a 980,00. Disseram que eu lançasse na contabilidade empréstimos de pessoa física, pra justificar os lançamentos. Isto é correto?

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 14:03

No caso da empresa inativa, não estaria elaborando contabilidade, certo?
Como as obrigações continuam sendo quitadas, e é um terceiro que está financiando, o entendimento que colocou acima está correto, pois quando for efetuado o pagamento, vai debitar a obrigação no Passivo e creditar outra obrigação, referente ao valor que está tomando emprestado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade