x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 382

Venda de estoque entre empresas distintas.

Beatriz Fernandes Breguez Viana

Beatriz Fernandes Breguez Viana

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 10:11

Olá amigos (as), bom dia!

Estou com uma dúvida a respeito da venda de estoque entre empresas e gostaria de pedir a ajuda de vocês!

Situação:

Tenho uma empresa do ramo de comércio de jóias que foi excluída do Simples Nacional para o ano de 2018, devido a isto os sócios decidiram abrir uma nova empresa para enquadramento no Simples Nacional com a intenção de passar todo o estoque de uma empresa para a outra (LP para SN).
Sei que transferência não é possível por não se tratar de matriz e filial, entretanto a venda sim.

Dúvida:

1 - Como será tratado a incidência do ICMS neste caso sendo a empresa responsável pela venda tributada pelo Lucro Presumido e a responsável pela compra no Simples Nacional? Como devemos fazer?
2 - Nessa operação, a empresa tem que pagar algum imposto fora o ICMS? o fato do quadro societário ser o mesmo reduz a tributação? (Acredito que não).
3 - A empresa pode optar por fazer doação do estoque total? Quais impostos incidentes? ITCD?


Desde já, agradeço muito pela ajuda!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade