x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 4.360

Saldo negativo conta Banco

RONALDO COSTA

Ronaldo Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sábado | 28 abril 2018 | 12:08

Bom dia,

Já vi tópicos a respeito do assunto, porém o meu caso é um pouco diferente e não encontrei soluções pra ele.

No fechamento de Balanço da minha empresa, uma das contas contas Banco ( é BB) esta com saldo negativo de $ -10.560,30 referente a pagamento de despesas (não teve movimentação de débito), como faço para zerar essa conta legalmente? sei que temos a conta de ajustes de balanço, porém não sei se isso é a maneira correta de se fazer.

CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

há 7 anos Segunda-Feira | 30 abril 2018 | 13:41

Boa tarde!
Esse é o saldo negativo na conta corrente?
Se sim, você pode criar uma conta de 'emprestimo de cheque especial' e fazer o lançamento transferindo o saldo negativo da conta corrente do BB para essa conta 'empréstimo de cheque especial'.
No início do exercicio seguinte você faz o lançamento contrário e a conta corrente volta a ficar com o saldo negativo até que entre recurso suficiente para cobrir a dívida.

Wendel Rodrigues Valadares

Wendel Rodrigues Valadares

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 30 abril 2018 | 13:47

Boa tarde!

Exatamente como a Carina falou:

Em 31/12/20XX

D = Bancos
C = Empréstimo Cheque Especial (Passivo Circulante)

A conta Banco vai ficar zerada

Em 02/01/20XX (exercício seguinte)

D = Empréstimo Cheque Especial
C = Bancos

CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

há 6 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2018 | 20:31

Oi Giovana, boa noite!

Eu faço esses lançamentos no final de cada mes em que há saldo negativo na conta. Lembrando sempre de, no primeiro dia do mes seguinte 'devolver' o saldo negativo para a conta corrente.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 14:01

Boa tarde prezados !

Conforme determina o CPC_03_R2 Demonstração dos Fluxos de Caixa, esses valores devem ser mantido no Ativo Circulante, nas suas respectivas contas contábeis, pois são liquidados em curto tempo.

8. Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento. Entretanto, saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em curto lapso temporal compõem parte integral da gestão de caixa da entidade. Nessas circunstâncias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalentes de caixa. Uma característica desses arranjos oferecidos pelos bancos é que frequentemente os saldos flutuam de devedor para credor.

Entendo que seria o caso quando a empresa vez ou outra fique com saldo negativo em banco, agora uma empresa que opera mensalmente no "vermelho", esse saldo deve ser transferido para o passivo circulante.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade