Eliana Fernandes Siqueira
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde.
Faço a contabilidade de uma igreja evangélica e há um tempo atrás eles adquiriram um terreno que foi lançado como Ativo Imobilizado. Agora eles estão construindo uma igreja nesse terreno. Todos os gastos com materiais e mão de obra estou lançando como Construção em Andamento (Imobilizado). quando terminar vou incorporar esse valor ao terreno pra ficar o valor total da construção. Gostaria de saber se até aqui estou correta nos lançamentos. Outra duvida que me surgiu é a relação desses gastos com a apuração do resultado. Por exemplo quando compra material vou debitar - Construção em andamento e creditar - Caixa. Ou seja está saindo dinheiro que está sendo incorporado, mas no resultado final ela vai ter um superávit porque esses pagamentos não tem relação com custos e despesas, é assim mesmo???
Vamos supor que a entidade teve durante o ano R$80.000,00 de receitas (dízimos e ofertas)
Teve despesas de R$ 20.000,00 (Administrativas)
Teve de gastos com a construção R$30.000,00 Construção em andamento.
Caixa inicial de 20.000,00
Se eu apurar esse resultado esse resultado vou ter:
Receitas - despesas = 80.000,00 - 20.000,00 = 60.000,00 seria o meu superavit
Caixa atual = 20.000,00 + 80.000,00 -20.000,00 - 30,000,00 = 50.000,00
O superavit está maior do que o Caixa, isso é correto nesse caso que ela está imobilizando o valor em construção??
Por favor se tiver alguém que tenha mais experiência nesse setor e puder me ajudar eu agradeço.
Obrigada