x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 9.017

MEI, como proceder ao informar o relatório mensal de receita

João Vítor Galiano Soares

João Vítor Galiano Soares

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 6 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 16:16

Boa tarde, amigos

Eu abri uma MEI no mês 04, procurei me informar sobre me manter regular com meus documentos, e obtive a informação que o MEI deve ter um limite de até R$ 81.000,00 por ano, mas como eu abri no mês 04, eu só poderia utilizar até 54 mil, isso está correto?

Eis que surge minhas duvidas, todo mês eu tenho que fazer um relatório mensal das receitas brutas, e não sei o que devo informar nelas.

Devo informar nelas os valores de notas que comprei de fornecedores? ou o valor das notas que emiti? No caso, no mês 04 ainda não emiti nenhuma nota, porém vendi sem documento fiscal.. preciso relatar essa venda sem documento fiscal no relatório? Caso sim, como posso comprova-lá se não emiti nenhum documento fiscal? Caso contrário, colocarei no relatório mensal de receitas R$ 0,00? (Pois não posso comprovar o que vendi e o que prestei serviço, pois não emiti nota fiscal).

Sobre o período de apuração da receita, devo informar do dia 01/04 á 30/04? Todo relatório mensal deve ser feito assim, com fechamento sempre no última dia do mês? Aonde está escrito Local e Data, posso colocar cidade X, 30 de abril de 2018.. ? O relatório assim feito, será correto?

Esse limite de 54 mil é o valor que eu posso comprar com meus fornecedores? ou é o valor limite que eu posso emitir nota?

Não sei se fui bem claro nas minhas duvidas,

Fico no aguardo de uma resposta, muito obrigado.

Maurício Sanches

Maurício Sanches

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 16:45

Boa tarde caro amigo,

como nosso amigo Ricardo Gonçalves informou, o relatório é bem auto explicativo!

mas vamos ver se consigo te ajudar em algumas duvidas básicas, ok?

você preenche esse relatorio somente para controle, oque vai valer é a declaração anual DASN-MEI que você vai fazer no próximo ano....

você não deixou claro a atividade da sua empresa, vou te informar como se fosse prestação de serviço e vendas também...

todo mês você soma os valores da sua Prestação de Serviço ( somente aqueles que você emitir NFS-e ) e das suas NF-e ( Notas fiscais de vendas, Obs: pode ser eletrônica ou aquelas de talão )

lembrando de se atentar e não atingir o valor limite do MEI, para não perder o enquadramento como SIMEI.

ano que vem 2019, voce vai entrar no site e fazer a DASN-MEI, que é muito simples, coloca o valor total faturado vendas + prestação mês a mês e envia a declaração..

não tem imposto por nota fiscal pois você já vai pagar incluso na guia do MEI mensal, se tiver atividade de prestação de serviço ISS e vendas ICMS, pode ler na guia que vai estar descrito..

quanto a compra de fornecedores, não há limite de compra e não vai ser informado em lugar algum, porém evite de comprar muito com nota e vender pouco com nota ...

se tudo ocorrer bem e sua empresa venha a crescer e atingir o valor maximo de faturamento permitido para o MEI, não deixe de procurar um escritorio de contabilidade e trocar de regime para o Simples Nacional, terá muitas mudanças. se oriente muito com um contador antes de tudo..

escrevi isso com pressa pois estou em horário de serviço, espero que esteja de fácil compreensão e tenha sanado alguma duvida. qualquer duvida volte a postar que tento ajudar,
sucessos!!!!

Edit 1 - se o faturamento no mês for R$ 0,00 - simplesmente na declaração dasmei, voce vai colocar Ex: JANEIRO - 2019 = R$ 0,00 Sem problema algum...

Att .
Maurício Sanches
Auxiliar Administrativo

O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
- Robert Collier, escritor.
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 17:04

Esse relatório é preenchido mensal. No caso, como que a MEI foi aberta em 09/04, o preenchimento será do dia 09/04 a 30/04. Aí a partir do mês de maio será mês fechado (01 a 30/31). No campo cidade, pode ser o local da MEI, e a data pode ser o último dia do mês.

Quanto ao faturamento, o limite anual é de R$ 81.000,00, se fracionado em 12 meses o valor será de R$ 6.750,00 por mês. No seu caso, a sua mês terá um limite de R$ 60.750,00.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade