x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 4.184

dicas fechamento de balanço

luziane assunção

Luziane Assunção

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 14:05

Preciso de uma ajuda,.

Nas notas de entrada,como é feita a escrituração dessas notas?
Já que na apuração de resultado vai essas mercadorias?

Outra pergunta,Eu posso jogar todas os fornecedor em uma conta só,pois nunca sei quando o contribuite paga o fornecedor,ás vezes faz deposito ,ou paga duplicata (essa tudo bem, que vem pra a contabilidade),ou na conta,pode lançar tudo em uma conta só.Exemplo,Tipo fornecedor diversos.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 10:43

Bom dia, Luziane Assunção

Nas notas de entrada,como é feita a escrituração dessas notas?

As notas de entrada, na escrituração fiscal, são normalmente lançadas no Livro Registro de Entradas; quanto à área contábil o lançamento depende do método de controle dos estoques: temporário ou permanente; como estes assuntos já constam nos arquivos do Fórum, eles podem ser feitos da seguinte maneira (sem falar das despesas acessórias, como fretes, seguros, impostos irrecuperáveis sobre compras, etc.):

1 - No controle Permanente:
D) Mercadorias Para Revenda (AC)
D) Impostos a Recuperar (PIS, COFINS, ICMS, etc.)
C) Caixa, Bancos, Adiantamentos a Fornecedores ou Duplicatas a Pagar

2 - No controle Temporário:
D) Compras de Mercadorias (CR)
D) Impostos a Recuperar (PIS, COFINS, ICMS, etc.)
C) Caixa, Bancos, Adiantamentos a Fornecedores ou Duplicatas a Pagar

Já que na apuração de resultado vai essas mercadorias?

Na apuração dos resultados irá o Cuto das Mercadorias Vendidas, extraído do "Resultado da Conta Mercadorias" e transferido à conta temporária "Resultado do Exercício"; nos arquivos do Fórum já há vários exemplos das técnicas contábeis de operação destas contas.

Outra pergunta,Eu posso jogar todas os fornecedor em uma conta só,pois nunca sei quando o contribuite paga o fornecedor,ás vezes faz deposito ,ou paga duplicata (essa tudo bem, que vem pra a contabilidade),ou na conta,pode lançar tudo em uma conta só.Exemplo,Tipo fornecedor diversos.

Esta prática é condenada pelos princípios éticos do exercício da profissão contábil, conforme dispõe a Alínea 3.2.2.9 da Resolução CFC 686/90:

3.2.2.9 - Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a sua natureza e nunca devem ultrapassar, no total, um décimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilização de títulos genéricos como "diversas contas" ou "contas-correntes".

Neste caso, visto que será imprescindível estreitar seus canais de comunicação com o cliente, instrua-o a manter um controle analítico de todas as suas contas a pagar a fornecedores e sempre lhe fornecer todas as informações necessárias, inclusive do movimento bancário.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
luziane assunção

Luziane Assunção

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 09:10

Valeu,Ricardo.

Obrigado ,mas onde posso encontrar esse tema

"estoques: temporário ou permanente; como estes assuntos já constam nos arquivos do Fórum"
,porque preocurei"Na certa não preocuprei direito,né.

obg

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 09:45

Luziane Assunção:

Controle temporário: clique aqui

Controle permanente: Clique aqui

Notas:
1) Em ambas opiniões indicadas os créditos pertencem ao Moderador Cláudio Rufino
2) O exemplo de apuração do RCM que há na primeira indicação (temporário) pode ser aplicado à segunda (permanente)

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade