x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.564

implantar conta corrente já usando limite bancario

cleidineusa souza amorim

Cleidineusa Souza Amorim

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Domingo | 11 outubro 2009 | 11:38

Olá bom dia! Estou iniciando no forum hoje! Gostaria de informações como devo proceder para implantar uma conta corrente bancaria, que já inicia com saldo do limite cheque especial? Fizo seguinte lançamento no mes de agosto:
C: banco
D: limite bancario bancoX,
mas minha duvida está no mes de setembro, peguei o saldo do fim de agosto na conciliação bancaria que foi direto para inicio do mes na conta corrente, até ai tudo certo, o que não consigo entender é que minha conta deste banco, no limite bancario está cada vez mais alto, na verdade ele deveria está somente com saldo de setembro, que estou deixando de fazer? Os lançamentos estão corretos?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 11 outubro 2009 | 11:51

Bom dia Cleidinuesa.

O banco de dados do Fórum tem quase de tudo, portanto é bom antes de postar fazer uma pesquisa antes. Este assunto ja foi tema neste post aqui mesmo assim continuando com dúvidas, retorne.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
cleidineusa souza amorim

Cleidineusa Souza Amorim

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 23:52

sim as duvidas continua, pois a empresa que estou contabilizando ela está iniciando o lançamneto em banco agora, com saldo negativo em 03/08/2009 valo de 150.000,00 procedi da seguinte forma: D; CC e C: CH especial, no dia 31?08/2009 o saldo negativo estava 170.000,00 como proceder para encerrar esse mes? e dá inicio no saldo de setembro? No dia 20/09/09 a empresa quitou todo saldo negativo do ch especial, porem não estou conseguindo zerar o limite, se zero este a conta corrente no fim não bate, pois deverá sobrar um saldo de 100.000,00 positivo.....estou com né na cabeça...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 17 outubro 2009 | 08:49

Bom dia

Tomando por base a postagem do nosso Prof. Ricardo nesta postagem, fica fácil estender como serão os lançamentos.

Bom, antes de mais nada, vale a pena ressaltar que, para que o saldo da conta esteja negativo em R$ 150.000,00, fato que levou a empresa a utilizar o seu limite de cheque especial, os lançamentos contábeis já devem ter sido realizados, ou seja, Débito Despesa bancária, ou cheque compensado, ou o destino do valor (compra de mercadoria, pgto. salário, pgto. fornecedor, etc.) e Crédito Banco X.

Para a regularização da utilização dos R$ 150.000,00 de cheque especial, o lançamento será:
"D) Banco X (Ativo Circulante --> Banco Conta Movimento)
C) Cheque Especial Banco X (Passivo Circulante --> Empréstimos e Financiamentos)
"
R$ 150.000,00
Desta forma, o saldo bancário será R$ 0,00.

Se em 31/08/2009 o saldo "negativo" foi para R$ 170.000,00, temos que a empresa teve "saídas" do banco no valor de R$ 20.000,00, que já devem ter sido contabilizadas e, o lançamento será o mesmo do anterior, ou seja:
"D) Banco X (Ativo Circulante --> Banco Conta Movimento)
C) Cheque Especial Banco X (Passivo Circulante --> Empréstimos e Financiamentos)
"
R$ 20.000,00
Desta forma, o saldo bancário continuará sendo de R$ 0,00.

Agora, como você disse que (conforme suas próprias palavras) "No dia 20/09/09 a empresa quitou todo saldo negativo do ch especial", e que "deverá sobrar um saldo de 100.000,00 positivo", presumo eu que a empresa depositou na conta corrente R$ 270.000,00, sendo R$ 170.000,00 para "quitar o cheque especial" e R$ 100.000,00 que ficou como "saldo positivo" na conta corrente.
Se isto for, para o depósito na conta corrente, o lançamento contábil será Debitando o Banco X e Creditando a origem do dinheiro, ou seja, Caixa, ou Clientes, ou vendas à vista, etc.

Para regularizar o limite de cheque especial, o lançamento será:
"D) Cheque Especial Banco X (Passivo Circulante --> Empréstimos e Financiamentos)
C) Banco X (Ativo Circulante --> Banco Conta Movimento)
"
R$ 170.000,00

Vale lembrar ainda que o Banco irá cobrar taxas e juros pela utilização do limite de cheque especial, que deverão ser contabilizados também, Debitando a Despesa bancária (juros, taxas, IOF, etc.) e Creditando o Banco X.

Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Desejo-lhe um ótimo fim de semana.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade