x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 604

DCTF x SIMPLES Nacional

felipe de oliveira borges

Felipe de Oliveira Borges

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 maio 2018 | 20:44

Boa noite,

Estou com uma dúvida espero que possam me ajudar (se tiver em outro tópico favor me indicar)

Constitui uma empresa no mês de Janeiro de 2018, a pretensão é que ela seja do SIMPLES, toda via efetuei o pedido do para que ela seja enquadrada. Até o momento não foi deferido a opção pelo regime, portanto entende-se que ela é uma empresa normal com as características da mesma.

A minha dúvida é a seguinte eu devo entregar a
DCTF ? Se sim deve ser sem movimento, como inativa ou outra opção ?
Quanto a receita estadual eles cobram a entrega do SPED Fiscal, a Receita Federal pode cobrar essas declaração também ? Podendo cobrar multas por ausência de declaração.

Desde já agradeço a todos que possam contribuir para sanar minha dúvida.

Douglas Jr.

Douglas Jr.

Prata DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 17 maio 2018 | 22:27

Entendo que vc deve entregar todas as obrigações acessórias no período que a empresa não for optante pelo simples.

O item 9 da Norma de Procedimento Fiscal n° 56/2015 estabelece que são obrigados à Escrituração Fiscal Digital (EFD), desde 01.01.2014, todos os contribuintes paranaenses inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS (CAD/ICMS) do Estado do Paraná.

Em relação a DCTF, Segundo o artigo 2°, da Instrução Normativa RFB n° 1.599/2015, deverão apresentar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Mensal (DCTF Mensal):

a) as pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as equiparadas, as imunes e as isentas, de forma centralizada, pela matriz;

b) as unidades gestoras de orçamento:

I - dos órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos Estados e do Distrito Federal e dos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios; e

II - das autarquias e fundações instituídas e mantidas pela administração pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

A aplicação do disposto na letra "b" do item II fica sobrestada até ulterior deliberação, em relação às autarquias e fundações instituídas e mantidas pela administração pública da União. Salientamos que a Instrução Normativa RFB n° 1.258/2012 determinou o sobrestamento (suspensão) da obrigatoriedade até ulterior (posterior) deliberação, em relação às autarquias e fundações públicas federais.

c) os consórcios que realizem negócios jurídicos em nome próprio, inclusive na contratação de pessoas jurídicas e físicas, com ou sem vínculo empregatício;

d) as entidades de fiscalização do exercício profissional (conselhos federais e regionais), inclusive a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);

e) os fundos especiais criados no âmbito de quaisquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas, quando dotados de personalidade jurídica sob a forma de autarquia.

Considera-se unidade gestora de orçamento aquela autorizada a executar parcela do orçamento da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios. (Instrução Normativa RFB n° 1.599/2015, artigo 2°, § 1°).

As informações relativas às Sociedades em Conta de Participação (SCP) devem ser apresentadas pelo sócio ostensivo, em sua própria DCTF.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies