x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 12.258

Contabilização de Bancos

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 11:41

Bom dia a todos!!!
a empresa que estou contabilizando, veio para o escritório em que trabalho em janeiro desse ano, e só agora o cliente enviou os extratos da conta corrente.
tendo a empresa iniciado as suas atividades e consequentemente a conta bancária em 2008, qual a melhor maneira para fazer esses lançamentos em janeiro de 2009???
Ah.. e quanto a saída da conta banco, é da mesma forma do caixa, não é?

Peço mais uma vez ajuda, pois nunca contabilizei uma empresa que tivesse registro da conta bancária..

Desde já, agradeço!

Lydia Cristina
Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 12:53

Prezad Lydia,

Nesse caso, você deve observar se a empresa fez a contabilidade desde o início de suas atividades. Caso não tenha feito, é necessário levantar um balanço de abertura e contabilizar essas operações desde o início. Ao que me parece, a empresa é nova.
No link abaixo, tem informações importantes acerca do balanço de abertura.
Quanto à contabilização dos gastos pagos via banco, essa deve ser feita em contrapartida a uma conta do passivo, caso haja provisão do gasto, ou de resultado.

clique aqui

Francisco Délio
Lydia Cristina

Lydia Cristina

há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 13:40

Olá Francisco,
o problema está ai... A contadora anterior não contabilizou o banco, e quando conversamos com o cliente, que caso a empresa tenha conta bancária, essa deve ser devidamente registrada e consequentemente justificada a entrada e saída dos valores..
e como não foi contabilizado, quero saber como faço para criar essa conta em 2009, com tais saldos.
Devo informar ainda, que a empresa está tentando tirar os extratos desde a data inicial da conta, mas esses não sairam na internet, porque se o tivesse eu faria ajustes..

Lydia Cristina
LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 16:23

Boa tarde Lydia

bom já estou acostumada fazer contabilizaçao com bancos, por isso indico que mesmo não saindo extratos pela internet a empresa solicite ao banco os extratos. Pra falar a verdade estou fazendo a mesma coisa que você, estou regularizando uma empresa desde 2006 pois o antigo contador fez tudo errado e infelizmente não foi só na contabilidade.
Creio que você deve se reunir com o proprietario da empresa e estipular um valor para essa regularização pois se for só ajustando, num futuro próximo ou não a empresa pode ter sérios problemas e consequentemente você também.
Resumindo se você pode obter dados reais, mesmo que demore um pouco utilize-os.
Qualquer dúvida estou à disposição.

Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Lydia Cristina

Lydia Cristina

há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 16:29

Obrigada Luzilene, é isso que sempre faço..
mas contabilmente falando posso fazer esses lançamentos iguais ao de uma empresa que esteja iniciando as atividades agora?
Porque não posso reabrir o balanço anterior... Você tem um exemplo de lançamento p/ mim??
(rsrs... não diga que está a disposição que te exploro.. rsrs)
Obrigada pela ajuda!!

Lydia Cristina
Lydia Cristina

Lydia Cristina

há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 22:48

desde a abertura em 2008, e eu estou trabalhando com ela desde janeiro..
AH! que bom que é na semana.. então ainda que no final do dia cheguei a tempo.. rsrs

Lydia Cristina
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 17:47

Boa tarde, Lydia Cristina

a empresa que estou contabilizando, veio para o escritório em que trabalho em janeiro desse ano, e só agora o cliente enviou os extratos da conta corrente.
tendo a empresa iniciado as suas atividades e consequentemente a conta bancária em 2008, qual a melhor maneira para fazer esses lançamentos em janeiro de 2009???
Ah.. e quanto a saída da conta banco, é da mesma forma do caixa, não é?

Esta situação abrange questões complexas e resta somente uma providência: regularizar os saldos. Todavia, o caminho é sinuoso.

Sempre quando um cliente muda de um escritório para outro, o anterior deve devolver toda a documentação da empresa e também todos os livros já autenticados, inclusive os livros contábeis. Portanto, seria impossível tentar alterar o trabalho feito por terceiros em livros já autenticados porque é impossível substituir os que já estiverem registrados em Cartório ou na Junta Comercial.

A título ilustrativo, suponhamos que os livros não estejam autenticados e o "escritório novo" decida refazer os serviços que não foram de sua responsabilidade; resultado: torna-se extinta a responsabilidade do contabilista anterior e o novo contabilista absorve todas as consequencias disto eventualmente advindas.

Analisando estes detalhes, conclui-se que o novo escritório precisa exigir que todos os livros estejam autenticados e também que haja um termo de transferência de responsabilidade técnica, preferencialmente homologada pela delegacia do CRC de seu município, para sempre estar claro que a responsabilidade do novo contabilista passa a valer a partir do dia em que os papéis de seu novo cliente adentrarem em seu escritório.

Tendo toda a documentação em mãos, e também muito bem analisada, caberá então solicitar ao cliente todos os extratos bancários e também toda a documentação relacionada ao movimento da conta corrente, regularizar todo os saldos a partir do Balanço de Abertura (ou recepção) da escrituração proveniente do escritório antigo, anotar detalhadamente como e por quê os ajuste foram feitos, e também retificar as declarações oficiais já entregues, como DIPJ, DIPJ e DIRF (se cabível) e até mesmo a DIPF.

Abstenho-me de comentar sobre a analogia do movimento bancário com o movimento do caixa porque isto depende das particularidades da movimentação de cada empresa. É inegável que em boa parte o movimento bancário estreitamente se relaciona com o movimento do caixa, porém, há nisto enésimas condições, situações, exceções, etc., que somente um levantamento detalhado poderá indicar.

Pense bem.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
VALDES SILVA

Valdes Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 09:52

Ricardo Gimenez, bom dia!
Faço a contabilidade de algumas empresas e contabilizo os pagamentos sempre pelo caixa.
Exemplos:
1. Depositos bancarios efetuados no mes R$ 5.000,00
D Banco
C Caixa
R$ 5.000,00
2. Cheques emitidos no mês R$ 4.000,00
D Caixa
C Banco
R$ 4.000,00
3. Cheques devolvidos no mês R$ 200,00
D Caixa
C Banco
R$ 200,00
4. Pagamento de duplicatas R$ 1.000,00
D Fornecedor "X"
C Caixa
R$ 1.000,00
Faço apenas um lançamento na conta bancos (ex.: 30/09/2009) para créditos, outro para débitos, outro para despesas bancárias... Eu sei que correto não deve ser muito não, mas os órgãos fiscalizadores implicam com isso???

Desde já, agradeço.

ANDRE PEIXOTO BRAZ

Andre Peixoto Braz

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 14:56

Pegando a deixa do Valdes , minha duvida em relação aos lançamentos é se devemos escriturar a conta banco fielmente ao extrato bancário dia-dia evento por evento...ou se é possível fazer apenas um lançamento no final do mês? Exemplo: somar todas as entradas(recebimentos) do mês D- Banco C-contribuição de associados (no caso de um sindicato); outro lançamento com a soma das saidas(pagamentos tipo tarifas bancárias) D - despesa (tarifas) C - Bancos. desculpe se não fui claro!!!

LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 15:03

Boa tarde Andre!

De acordo com os meus conhecimentos e práticas, eu indicaria fazer lançamento por lançamento, pois uma hora ou outra você precisará de informações mais precisas e terá que recorrer aos extratos manualmente, sendo que todas as informações já podem ser lançadas no sistema. A conciliação fica muito mais clara de se entender. Os valores finais serão os mesmos, porém o retrabalho que pode vir a acontecer pode ser evitado fazendo dessa maneira. A gente acaba se perdendo sabe. Por exemplo você quer saber quanto recebeu em tal dia ou o cliente que depositou dinheiro em tal valor. Lançamentos únicos acabariam dificultando essas consultas.

Sua mensagem foi editada pela moderação por conter informações que estão em desacordo com a regra de numero 21, ora transcrita para sua leitura.

'21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda."

Destarte, gentileza apreciar as regras básicas do forum, a fim de não incorrer em infrações.

Regras do forum - Leia

Bom trabalho

Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Luana  Allegretti

Luana Allegretti

Prata DIVISÃO 1 , Analista Administrativo
há 14 anos Quinta-Feira | 23 dezembro 2010 | 11:30

bom dia,

preciso de ex: de lançamentos.
estou lançando o meu extrato bancario onde encontrei um emprestimo de conta garantida, quando comecei a conciliar vi que nem todos valores eu consigo conciliar com a conta corrente apenas os creditos, eu preciso de uma origem para lançar o debito mas não sei como fazer.

desde já agradeço.

Luana Allegretti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade