x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 958

Quitação de Débitos

EBER TEIXEIRA

Eber Teixeira

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 13:26

Ola a todos, e parabens pelo bom trabalho no FORUM

Sou Contador, recem formado, e trabalho para uma organização que possui varias empresas de atividade diversas, porém temos empresas que não se encontra mais em atividades.
Vamos tratar nesse contexto de empresas A ( empresa ativa) e B (empresa inativa)

Por entanto a empresa A paga as contas tributárias (Dívida) da empresa B, preciso saber como proceder com isso em relação a Contabilização, se existe uma forma legal, ou se eu tenho que ver outro jeito para legalizar.

Obs.: já me orientei com relação a FUSÃO de empresas, porém esse meio não é viavel para a Empresa A.

Lembrando que as empresas possuem o mesmo quadro societario (mesmos sócios), e a Empresa A tem apuração pelo Lucro Real e a empresa B optante pelo Simples, se isso ajudar.

Muito obrigado pelo espaço, e espero que possam me ajudar.

Max

Max

Bronze DIVISÃO 5 , Musico
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 13:40

Olá Eber

Faça um contrato entre as partes, e abra contas no Ativo da empresa que paga as contas e uma conta no passivo da outra empresa e contabilize. Ok


EBER TEIXEIRA

Eber Teixeira

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 15:21

Maxwell obrigado por me ajudar

Mas qual seria a denominação do contrato, ou seja, seria de responsabilidade que Débito para a outra parte, seria isso, ou seja, a empresa A assume os débitos da empresa B.

E quanto a contabilização, qual seria a Nomenclaturas das Contas tanto do Ativo da empresa A quanto do Passivo da empresa B.

obrigado

Max

Max

Bronze DIVISÃO 5 , Musico
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 15:39

Faça um contrato mútuo, estipulando deveres e obrigações da empresa B para restituir integralmente os valores recebidos pela empresa A para pagamentos de contas. Assim, também estabeleça um prazo para cumprimento do contrato.

Com relação as contas no ativo e passivo, abra uma Sintética Empresas Coligadas e Controladas e uma analítica com o nome da empresa.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 22:16

Boa noite amigos.


Maxwell, nesse caso não seria mais técnico, em vez de das contas sugeridas, fazer como "Partes Relacionadas?" Porque pelo que Eber informa, parece não existir entre as empresas o conceito de "Coligadas e Controladas" e sim, o mesmo controle societário. O que você acha da ideia?

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade