x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 482

Confusão sobre contas de ICMS

thiago

Thiago

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 6 anos Sábado | 26 maio 2018 | 18:31

Estou resolvendo algumas questões da faculdade e de concurso, e uma coisa que me confundiu bastante foram as contas de ICMS, vi as seguintes:

ICMS a recuperar
ICMS a recolher
ICMS sobre vendas
ICMS sobre compras

Só que nas resoluções, quando eu usava "ICMS a recolher" no lugar de "ICMS sobre vendas" e "ICMS a recuperar" no lugar de "ICMS sobre compras" achava a resposta errada, pois pensava que eram sinônimos, o meu entendimento é o seguinte:

ICMS a recuperar, surge na compra, para cálculo de CMV.
ICMS a recolher, surge na venda, para cálculo de receita bruta

Só que aqui que fiquei confuso:

ICMS sobre vendas;
ICMS sobre compras;

Qual a definição correta?

Zayre Silva

Zayre Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 28 maio 2018 | 08:48

Prezado Thiago,

Bom dia

Inicialmente cabe classificar as contas. E neste caso específico a classificação correta é: ICMS A RECUPERAR (Ativo Circulante), ICMS A RECOLHER (Passivo Circulante), ICMS sobre vendas (Despesa com ICMS) e ICMS sobre compras (Ativo circulante).

Vamos supor que você comprou uma mercadoria no valor total de R$10.000,00 e a alíquota correspondente ao ICMS é de 18% e revenderá a mesma mercadoria por R$20.000,00 e com ICMS de 18%.

Desta forma, teremos:

Na compra

ICMS sobre compras - R$1.800,00 (Ativo Circulante)

Na venda

ICMS sobre vendas - R$3.600,00 (Despesa com ICMS)

Sendo assim o seu ICMS a recolher, pelo regime de conta corrente fiscal na Bahia, será igual a R$1.800,00 (Débito na saída - Crédito na entrada).

Em relação ao ICMS a recuperar, suponhamos que tenha identificado que na apuração do ICMS da competência anterior foi pago R$1.000,00 do referido tributo quando o correto seria R$350,00. Logo terá R$650,00 de ICMS a recuperar.

Zayre Silva
Contador | CRC-BA: 041031/O
ZS Assessoria Contábil
https://www.zscontabilidade.com.br
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade