x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 328

Contabilidade Digital

Marcirene Davi

Marcirene Davi

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Sexta-Feira | 1 junho 2018 | 16:32

Boa tarde senhores e senhoras!

Gostaria de esclarecimentos de como funciona o atendimento de prestação de serviços na contabilidade digital, pois estou escrevendo meu TCC e estou com dificuldade no feedback de empresas que já atuam na área, estou finalizando meu bacharelado em CiÊncias contábeis e este tema está sendo um grande desafio. É muito importante para mim suas opiniões, conhecimentos e contribuiçõesa respeito do tema. Conto com vossa colaboração.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 08:17

Bom dia Marcirene.

Primeiro deve-se separar o joio do trigo.

Muitas "contabilidades" se dizem digitais, mas na verdade são "lojas de R$ 1,99" onde o que vale é a quantidade de clientes atendidos, mas a qualidade é a desejar.

Existem bons escritórios fazendo uma verdadeira revolução na contabilidade, onde a entrega daquele monte de boleto, NF, recibo e extrato entregues para lançamento são coisas do passado.

Não é que o cliente vai sair digitalizando tudo e entregando, não mesmo, é a transferência de uma responsabilidade que na verdade pegamos e se formos analisar acaba sendo um dos itens mais caros para um escritório: a digitação do movimento financeiro da empresa.

Não é que em "um passe de mágica" você vá apresentar um balanco para o cliente, quase isso, mas com o cliente lançando todo seu movimento financeiro e nos enviando so os arquivos digitais, fruto destes lançamentos, em um prazo pre acertado, facilita um pouco nosso trabalho. Logicamente ainda teremos que conciliar esta informação e ajudar o cliente na configuração do seu sistema.

Cabe ressaltar que mesmo sendo digital, o "input" para a entrada de dados ainda deve existir, alguém precisará lançar a NF de entrada ou saida, alguem precisara lançar o movimento no extrato, nada muda, mas com certeza a relação entre cliente e contabilidade precisa ser revista.

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 08:48

Sobre TCC vamos recapitular que você não criará nada. É um trabalho de pesquisa e apresentação de dados já criados. Se está sendo muito complicado encontrar assuntos perante o tema, mude de tema, porque você não poderá inventar nada.

Meu grupo fez sobre contabilidade socioambiental, e meus olhos brilhavam para isso, mesmo assim foi complicado achar material de qualidade e com informações que casassem, inclusive houve empresa de grande porte que nos prometeu informações e depois só enrolou.

Mas quanto à contabilidade na era digital, acho que é uma barreira a ser quebrada, é um nicho a ser explorado. Por óbvio, a ideia é cada vez menos trabalho braçal, e cada vez mais trabalho especialista. Como isso será feito, pode ser de maneira diversa. Muitos colegas de escritórios tradicionais acham lindo colocar um leigo e pagar um salário base que fará a parte repetitiva, mas acham errado os escritórios digitais que possuem ferramentas que educam o cliente a fazer esta parte e passam essa parte do serviço. De qualquer forma, eles não estão fazendo 100% dos serviços com as próprias mãos.

Pensar sobre contabilidade modernizada é ver como podemos ser mais especialistas e menos braçais. Se isso vai reduzir faturamento, temos que reduzir custos e alcançar um número maior de clientes. Claro, contabilidade "online" é um nicho. Você pode encontrar clientes que vão querer os escritórios tradicionais, o papel, a conversa pessoalmente.

Podemos ser taxistas tentando barrar e afrontar os ubers enquanto o mundo os abraça, ou podemos aceitar que a mudança é necessária.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.