x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 453

Como baixar o caixa contábil? Ideias praticas para serem implantadas.

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 10:02

Bom Dia,

Amigos e colegas, tenho um cliente que está com um caixa contábil fictício muito alto. E estamos com dificuldade de encontrar mecanismos práticos para reduzi-lo e equalizar como real. Alguém poderia me dar sugestões ou até contar como fez, caso já tenha passado por algum problema semelhante?

Alguns detalhes: - não tem terrenos, edifícios ou veículos, sala alugada, com sócios, praticamente 95% das despesas estão 100% contabilizadas, os demais resumem-se em pequenas taxas e operações bancárias que não iriam influenciar na redução.


Desde já
agradeço as colaborações.

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
Rodrigo Vieira de Abreu

Rodrigo Vieira de Abreu

Bronze DIVISÃO 2, Escriturário(a)
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 16:54

Boa tarde, Cristiano Plack de Lima!!

Poderia tentar fazer uma distribuição de LUCRO, ONDE Consideram-se isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno optantes pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pro labore, aluguéis ou serviços prestados.

Limite de Isenção

A isenção fica limitada ao valor resultante da aplicação dos percentuais de que trata o artigo 15 daLei 9.249/1995, sobre a receita bruta mensal, no caso de antecipação de fonte, ou da receita bruta total anual, tratando-se de declaração de ajuste, subtraído do valor devido na forma do Simples Nacional no período, relativo ao IRPJ.

Base:artigo 131 daResolução CGSN 94/2011.

Empresa Com Escrituração Contábil

O limite de isenção não se aplica na hipótese de a pessoa jurídica manter escrituração contábil e evidenciar lucro superior àquele limite.

Ou seja, provado através da contabilidade que o lucro apurado é superior ao determinado mediante a regra geral, poderá este lucro ser distribuído com a isenção do imposto de renda.

Isto evidencia uma vantagem inequívoca da manutenção da escrita contábil, cabendo aos contabilistas alertarem seus clientes sobre esta vantagem, providenciando o levantamento patrimonial (balanço de abertura) e início da escrituração comercial.

Espero que ajude vc, abraços!!

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 09:42

Bom Dia Rodrigo,

Obrigado pela colaboração. Comecei a fazer essa distribuição de lucros ano passado, isso foi um dos acontecimentos que elevaram o caixa nos primeiros anos,porém ainda está muito distante da realidade. Se tiver outra sugestão agradeço.

Muito Obrigado.

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.